As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

22 janeiro 2010

Ponte Americana, estrada União Indústria, próximo a usina de Marmelos. Foto e texto do álbum da Estrada União e Indústria, CONCER. Repostando foto com qualidade melhor.(Arquivo Sérgio Brasil).


Esta ponte despertou muito interesse na época, pois, apesar de ser em madeira, foi construída segundo o sistema denominado bow strings, empregado na construção de pontes de ferro.Seu vão era de 27m, sua largura era de 6,50m e suas vigas de cabeceira tinham 5m de altura.

2 comentários:

  1. Fortaleza, maio de 2012
    Caro amigo,
    Sou professor da Universidade Estadual do Ceará e, no momento, estou produzindo uma obra intitulada Quantos Brasis, de certo modo inédita no País, por tratar-se de uma abordagem interdisciplinar entre Literatura, Geografia e História do Brasil, que deverá ultrapassar as 2.000 páginas.
    Por tratar-se de uma obra volumosa e realizada com recursos de um professor universitário e algumas poucas doações, venho solicitar a V. Sa. o email do autor de uma foto baixada da URL http://mariadoresguardo.blogspot.com.br/2010/01/ponte-americana-estrada-uniao-industria.html , da Ponte Americana, na estrada União Indústria, a fim de que possamos pedir autorização para publicá-la em nosso trabalho.

    Estamos dando, como é justo além de legal, o devido crédito ao autor de cada fotografia (obra de arte), momento em que aproveitamos para agradecer seu gesto de compreensão e colaboração com esta iniciativa cultural.
    Gratíssimo,
    Prof. Francisco Coêlho Sampaio

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, tenho essa informação é Museu Imperial de Petrópolis. Lá foi onde consegui fotos da União Indústria e com a autorização do uso.

    ResponderExcluir