As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

03 agosto 2010

Igreja do Asilo do Patrocínio, em 1946 (foto antiga arquivo de José Leite, atual de Annibal Affonso).

Belmiro Braga.
Hugo Ribeiro de Almeida disse..
A criança de colo que aparece na foto é meu tio que é nascido em 1945. Então é quase certo que a data da fotografia seja 1946 (a criança que está no colo de minha avó, provavelmente tem essa idade).
Todas as outras pessoas fotografadas são meus parentes ou seja, bisavós, avós, tios e minha mãe. Todos nascidos em S. Jose das Tres Ilhas.Os primeiros estudantes e alunos fundadores doColegio Patrocinio inauguraram as aulas em 1897.A capela (que ainda existe) foi inaugurada em 1909.

7 comentários:

  1. Em 26 de setembro de 1882 foi criado a paróquia.
    Em 31 de dezembro de 1943 passa a ser denominado de Ibitiguaia.
    Em 30 de dezembro de 1962, Ibitiguaia é elevado a município, desmembrado de Juiz de Fora, com a denominação de Belmiro Braga (poeta mineiro).

    ResponderExcluir
  2. Hugo Ribeiro de Almeida3 de agosto de 2010 às 21:22

    A data da foto não é 1962. A criança de colo que aparece na foto é meu tio que é nascido em 1945. Então é quase certo que a data da fotografia seja 1946 (a criança que está no colo de minha avó ,provavelmente tem essa idade).
    Todas as outras pessoas fotografadas são meus parentes ou seja,bisavós, avós, tios e minha mãe. Todos nascidos em S. Jose das Tres Ilhas.
    Os primeiros estudantes e alunos fundadores do
    Colegio Patrocinio inauguraram as aulas em 1897.
    A capela (que ainda existe) foi inaugurada em 1909

    ResponderExcluir
  3. Possuo uma original dessa foto, em album de familia da fazenda São Joaquim (Porto das Flores-MG). O casarao foi demolido, provavelmente no inicio da decada de 1970

    ResponderExcluir
  4. D. SILVÉRIO GOMES PIMENTA, A JÓIA NEGRA DA IGREJA NA REPÚBLICA: A EDUCAÇÃO DOS MENINOS POBRES E O COLÉGIO DO PATROCÍNIO.

    Marco Aurélio Corrêa Martins
    http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe6/anais_vi_cbhe/conteudo/file/707.doc

    ResponderExcluir
  5. Amigos, conhecem alguém que estudou no colégio que ainda viva na região?

    ResponderExcluir
  6. Leila Maria Ribeiro Almeida24 de outubro de 2021 às 23:58

    Sou neta de Alcides Mendes Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou transcrevendo e editando a historia do meu primo Gabriel Martins que estudou no colégio em 1921. Preciso de mais informações do colégio, ele descreveu com detalhes mas precisava de fotos

      Excluir