As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

09 setembro 2010

Fábrica de Renato Dias & Cia em 1915, do Álbum do Município de Juiz de Fora de Albino de Oliveira Esteves de 1915 (Arquivo de Marcelo Lemos).


Segundo da direita para a esquerda (com a perna dobrada) "Henrique Gomes Saraiva" nascido em 1874 em Vila do Conde, Portugal. Foi em 1914 para Juiz de Fora. Em setembro de 1920 foi dirigir as oficinas da Usina Anna Florencia, em Ponte Nova, morrendo lá em 25 de Janeiro de 1945, e estando lá sepultado.

4 comentários:

  1. Marcelo, parece-me que este prédio, ainda, existe (seria, hoje, na Rua Halfeld, 253/283 - esquina com a Rua Paulo de Frontin); estaria reformado (e bem conservado!), tendo o segundo andar; no primeiro andar existem vários estabelecimentos, como a CENTER FRUTTY, OFICINA DO TERNO, CASA DE CARNES BOM BIFE (dentre outros). Quando era a RENATO DIAS E CIA., o endereço era Rua Halfeld, 41 (a rua, provavelmente, não começava e nem terminava do mesmo jeito que hoje (?). Achei num Almanak, as seguintes informações (transcrevo com a mesma ortografia da época): Commissões, Consignações e Refinação de Assucar. Fabrica de Ferraduras. Fabrica de Balas. Armazem de mantimentos e molhados por atacado.
    CORRIJAM-ME SE EU ESTIVER ERRADA!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Na foto da direita (o 2º a contar da direita, com a perna dobrada) está o meu bisavô "Henrique Gomes Saraiva" nascido em 1874 em Vila do Conde, Portugal. Foi em 1914 para Juiz de Fora. Em setembro de 1920 foi dirigir as oficinas da Usina Anna Florencia, em Ponte Nova, morrendo lá em 25 de Janeiro de 1945, e estando lá sepultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas informações e já foram adicionadas na postagem, confira e caso queira acrescentar algo é só falar.

      Excluir