As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

18 janeiro 2011

Manicômio Judiciário de Barbacena ( arquivo doado à Maria do Resguardo).

Junior disse: Este casarão é a antiga sede da diretoria do Manicômio Judiciário de Barbacena datado de 1888. É uma obra espetacular e ainda sobrevive. Hoje é ocupada pela Faculdade de Medicina de Barbacena.

5 comentários:

  1. Acredito que não seja o chalé onde funciona o Privilege hoje, pois nele, apesar de existir a sacada, não há escada externa de acesso à ela. Isso pode ser comprovado não só com uma visita ao local atualmente como também por uma foto do arquivo de Ramon Brandão, postada neste blog...
    Se conseguir descobrir onde poderia ser esta residência, entro em contato.
    Espero ter colaborado!

    ResponderExcluir
  2. Prezada
    Este casarão é a antiga sede da diretoria do Manicômio Judiciário de Barbacena datado de 1888. É uma obra espetacular e ainda sobrevive - Hoje é ocupada pela Faculdade de Medicina de Barbacena. Até as árvores se identificam com a foto.
    Júnior

    ResponderExcluir
  3. Como Juiz de Fora, foi desmembrada de Barbacena, é provável que na data da foto tínhamos ligação direta com aquele município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio Sarchis, quando se falava em Barbacena no passado, nem sequer separava Juiz de Fora do contexto. A nossa desvantagem foi que, os grandes empreendedores escolheram Barbacena para seu lazer, descanso devido ao clima ameno e frio. E os que aqui se instalaram optaram a criar suas Empresas em Juiz de Fora. Motivo pelo qual hoje vemos o efeito disso. Juiz de Fora é uma das maiores cidades do Estado de Minas Gerais e Barbacena ficou parada no tempo....

      Excluir
  4. Onde está este prédio do Manicomio Judiciario de Barbacena, foi o Sitio de Alfred Michael, grande empreendedor. Mas antes do sito de Alfred, foi o morro da forca de Barbacena. Os condenados eram para ai conduzidos até o seu ultimo derradeiro.

    ResponderExcluir