As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

25 novembro 2011

Cine Excelsior, em novembro de 2011 (arquivo doado ao blog Maria do Resguardo).




Cine Excelsior, antigo cinema de Juiz de Fora, inaugurado em 1958. Considerado uma das melhores salas de cinema do Brasil, até a década de 1990. Sua sala possuia 21 caixas de som, leve inclinação das poltronas, ar condicionado central, projetor cinematográfico de alta fidelidade, teto em estilo art Noveau, 1250 poltronas confortáveis e iluminação a néon (texto: Wikipédia).
Um descaso das autoridades municipais em não ter tombado esse espaço!
Hoje está sendo desmontado, demolido, não sei o que mais!!! Juiz de Fora chora seu Patrimônio!!!


33 comentários:

  1. Como se não bastasse a demolição do Colégio Stella Matutina, do Palácio Episcopal e de uma casa que era a unica casa em estilo art deco marajoara da cidade. eles sempre cometem o mesmo erro. juiz de fora está perdendo seus valores históricos. tomara que está sendo feita no cine excelsior ja embargada, mas infelismente é mais dificil disso acontecer por causa de alguns incompetentes que decidiram não tombar o cine excelsior.

    Agora, mudando de assunto, em que ano a primeira loja da rede Lojas Americanas foi inaugurada em juiz de fora(me refiro a do calçadão)? e em que ano foi construído o Edifício bancantil, que era bem alto para a época?

    Gostaria de pedir que seja postado nesse blog fotos do campus ufjf na primeira metade dos anos 90(de preferencia 1993 e 1994) ou de 1996 a 1997.

    ResponderExcluir
  2. eu quiz dizer tomara que a obra que esta sendo feita no excelsior seja embaragada

    ResponderExcluir
  3. Falta de vergonha destes politicos q só pensam em roubar , temos q nos mobilizar via redes sociais e tentar embargar esta demolição !!! Antes q como disse o autor do blog jf chore mais uma vez ..... Vamos agir !!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente, n podemos ver isso diante de nós e ficarmos calados, o cine excelsior faz parte de nossas boas recordaçoes !!!

    ResponderExcluir
  5. Vcs n sabem a importância e do privilégio que é ter aqui uma sala de exibição deste porte, que só é comum em grandes capitais como Rio-São Paulo. Juiz de Fora cultiva a cultura do esquecimento: cresceu em proporções aceleradas e se esqueceu de preservar a veia artística tão forte tempos atrás e tão desamparada atualmente. Enquanto isso, a memória cultural da cidade vai sendo esquecida nos arquivos das bibliotecas, em páginas empoeiradas em estantes públicas e na memória de quem teve a honra de viver o ritual que deixar avenida Rio Branco para trás e mergulhar no universo mágico do cinema naquele que é um dos maiores marcos da cultura desta cidade.

    ResponderExcluir
  6. Esta sala de projeçoes é simplesmente magnífica ! Uma obra de arte , tem q ser preservada ! Tenho varias recordaçoes dos domingos q passei aí, como tmb sei q este local significa muito pra populaçao de juiz de fora que desde 1994 espera sua reabertura e agora se conformar com a ideia de q isso n acontecerá mais é algo Frustante.

    ResponderExcluir
  7. Um blog fantástico como este, poucos comentários, poucos seguidores e ainda comentam como anônimo?
    Como vcs querem protestar? Moro pouco tempo aqui e já percebi que o povo desta cidade fala muito e age pouco, é uma pena! Povo morto, cidade morta!
    Paul Edelund Schorff

    ResponderExcluir
  8. Como os políticos desta cidade não se importam com o que está acontecendo, acho que deveríamos pressionar oo novo dono do imóvel para que ele, ao menos, através da pressão da sociedade, não tenha coragem de transformar o cine em mais um camelódromo, como andam dizendo por aí.
    Nós temos força, vamos à luta!

    ResponderExcluir
  9. Mais como iremos fazer isso ?

    ResponderExcluir
  10. Está fechado há anos, e ninguem fez nada, agora querem chorar magoas, me poupe!

    ResponderExcluir
  11. Qndo estava fechado estava intacto mais agr destruir um patrimonio assim ... Me poupe vc seu sem culturaa

    ResponderExcluir
  12. "Qndo estava fechado estava intacto mais agr destruir um patrimonio assim ... Me poupe vc seu sem culturaa "

    Poxa, está fechado há mais de 15 anos, e ninguém tomou uma atitude para utilizaçaõ do espaço para fins culturais.
    O espaço tem dono, custa dinheiro, paga impostos.
    Então Sr. "culto" ao inves de reclamar aqui no blog, levante-se da cadeira e faça valer a sua vontade.

    ResponderExcluir
  13. N sei se sabe , mas 1 pessoa n vai simplesmente adiantar nd , e vc inves de defender os corruptos .... deveria tmb fazer sua parte...

    ResponderExcluir
  14. Não estou defendendo nenhum corrupto.
    Veja o caso do Cine Palace, mesmo com incentivos e patrocinio, volta e meia correm boatos de fechamento.
    Também acho uma pena o que está acontecendo.
    Tenho 35 anos e assisti a muitos filmes no Excelsior.
    Possui grande beleza e história mas, infelizmente é um espaço ocioso como tantos outros cinemas pelo Brasil a fora.
    Creio que mesmo com o tombamento continuaria a maoir parte do tempo ocioso.

    ResponderExcluir
  15. Olhando este blog, com apenas 2 anos de existência, me dou conta do absurdo que fazem com o patrimônio histórico e cultural de Juiz de Fora. Para que serve a Funalfa? Ou os que ali trabalham não estão capacitados a avaliar o que é um bem cultural, ou há algo muito podre no reino da Dinamarca!

    ResponderExcluir
  16. Gente podemos ver uma pequena luz no fim do tunel !! Tenho me empenhado assiduamente para a salvaçao deste espaço e descobri q ele n poderia ter sido alterado e foi... Segue aqui o link do Abaixo assinado ajudem a divulgar e gostaria d pedir q o dono do blog tmb ajudasse . Obrigado http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2011N17355

    ResponderExcluir
  17. Acorda, Juiz de Fora! Qual será a próxima vítima?

    ResponderExcluir
  18. Já assinei a petição, mas acho que precisamos de mais assinaturas! Ei, porque não transformar em teatro?

    ResponderExcluir
  19. Juiz de Fora perdendo sua essência!

    ResponderExcluir
  20. Vocês todos, críticos de merda, porque não vão cuidar da vida de vocês e vão ser alguém na vida. Tirem o olho do que é dos outros e vão trabalhar, porque pelo visto é o que não fazem, ficam preocupado com o que não é de vocês. Seus esquerdas de merdas ...

    ResponderExcluir
  21. Para os que não concordam com a a situação do Excelsior, o atual proprietário o colocou á venda. Valor: R$ 16 milhões ... Quem quiser ficar admirando o espaço interno é só pagar a quantia acima estabalecida !! Alguém se interessa ?

    ResponderExcluir
  22. Aposto q o anonimo acima esta envolvido com os corruptos se nao, nao falaria isso, e n vamos precisar d pagar nd seu analfabeto pois se justiça existe o poder publico irá fazer isso por nós abra o olho e preste atencao antes de ofender os outros, bota sua foto com nome covarde!!!!

    ResponderExcluir
  23. Vamos lá galera a manifestaçao n pode parar temos q continuar pressionando os orgãos publicos e como diz o famoso ditado "a voz do povo é a voz de deus" vamos fazer protestos ... Etc. Só aqui msm para quererem fazer de um patrimonio cultural um estacionamento ....revoltante a falta de cultura desse povo , oq vamos deixar para as proximas geraçoes? Shopping centers ? Chega gente, tem q ser colocado um basta .. Como disseram acima a "pobre" Juiz de fora perdendo sua essência .... Pensem nisso e sabado estaremos lá na porta do CINEMA Excelsior.

    ResponderExcluir
  24. "Para os que não concordam com a a situação do Excelsior, o atual proprietário o colocou á venda. Valor: R$ 16 milhões ... Quem quiser ficar admirando o espaço interno é só pagar a quantia acima estabalecida !! Alguém se interessa ?"

    Esse atual proprietário é o senhor estúpido mesmo que não tem coragem ao menos de divulgar seu próprio nome! Pois fique sabendo que a luta de todos por manter um espaço antigo em conservação não se resume em "toma-lo".
    Espaços culturais também são extremamente lucrativos, se essa é sua real intenção sem continuar extorquindo da população com mais inúteis estacionamentos no centro da cidade.

    Nikholli

    ResponderExcluir
  25. Esse Ricardo Arbex deve ser um covarde em querer se esconder mais esquece q seu nome saiu em tds os jornais !! Babaca de merda !!!

    ResponderExcluir
  26. Gnt acorda, vamos parar de preocupar com coisas velhas e vamos tentar melhorar este pais.. Querem ir no cinema? Garanto q vao encontrar cinemas muito mais modernos e melhores q esse como o caso do independencia shopping. O cine ficou qse 18 anos fechado sem ninguem dar a minima , vcs acham q o atual proprietario n teve gastos para adquirir o imovel ? Claro q gostaria q ele fosse reaberto mas vamos ser realistas ! Tarde demais né ! Ninguem vive de passado e pra qm vive tem q dar uma passadonha no museu ( ah esqueci ele fechou pra reforma a 3 anos ou mais e nd ate hj ! Pq n vao encher o saco do prefeito pra reabrir o museu ?

    ResponderExcluir
  27. Fala serio, o cinema ficou quase 17 anos fechado, pq não foram la e compraram o cinema? E tomara q destruam akela velharia msm, o independência shopping tem cinema mto melhor! E para aqueles q alegam "e o q vamos deixar para as próximas gerações, shoppings?" Saiba q eu sou dessa próxima geração e to pouco me ferrando!E dou parabéns pelo empresario Ricardo, q com seu trabalho adquiriu o imóvel, e agora vai fazer dele um meio de ganhar dinheiro. E seja no que for.... Parem de reclamar, e vão trabalhar cambada de inutil!!!

    ResponderExcluir
  28. pensei que este blog fosse frequentado por pessoas que admiram o passado da cidade e se preocuopam com o seu resgate, com a sua memória.O palavrório acima mostra que há pessoas "da próxima geração" totalmente desenraizadas.

    ResponderExcluir
  29. Esse Jordão aí fala muito ... Ta igual o Franco Groia, so que ele se esconde atras daquela cadeira de rodas para criticar e voce nesses comentarios inuteis !!

    ResponderExcluir
  30. falta prefeito que tenha orgulho desta cidade,

    ResponderExcluir
  31. Falta prefeito honesto em Juiz de Fora. Parece que o último honesto foi o Mello Reis, de lá para cá só ladrão. Quem fala a verdade não merece castigo.

    ResponderExcluir
  32. Para que nada aconteça a respeito dessas demoliçoes, a cidade precisa ter uma força politica e Juiz de Fora só teve uma... Itamar Franco que foi insuficiente. Juiz de Fora ja perdeu tudo com a demolição dos casarões da Rio Branco

    ResponderExcluir
  33. CHEGA DE ARBITRARIEDADES E DESTRUIÇÂO! JUIZ DE FORA !

    ResponderExcluir