As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

29 agosto 2012

Bairro Progresso, vista parcial, em julho de 1974 (foto autoria provável: Roberto Dornellas ou Jorge Couri).



3 comentários:

  1. As duas fotos do bairro Progresso, mostram as ruas Augusto Stoppa, Carlos Rocha, Humberto Valerio, Agenor de Souza, Ribeiro de Abreu, Jose António Behame e ruas secundarias.
    Ainda no centro do bairro, não existe ainda a Padaria Progresso com o prédio e a casa do Sr. Chico da Padaria, o beco dos Stoppas predomina no centro do bairro com a casa da Ilma de esquina. Onde é a padaria Progresso hoje, pode-se ver a horta do Mario Petrato. Na outra esquina, pode-se ver a Mercearia Vouzela do Seu Zé Português e sua casa ainda com apenas um andar. Ao lado, pode-se ver a Vendinha de verduras do Mario Petrato (aquele que ainda queima o seu lixinho no meio feio, apos varrer toda a calcada do Seu Chico!).
    Pode-se ver ainda na Rua Augusto Stoppa, casas em construção e lotes vazios, os dois becos estão lá. Ao alto da foto, pode-se ver a terraplanagem onde seria construído a Escola Estadual António Alves Teixeira e o terreno onde abriga a Igreja do Divino Espirito Santo.
    O local onde hoje é a Padaria Mirene, Carpintaria Progresso, Armarinho Margarida e a IURD, são a Vendinha do Mario Petrato, o salão de barbeiro do Delegado Joaninho, e as casas do Milton Barbeiro, depois mais a frente mora ate hoje a Dona Margarida e família. No terreno onde é a IURD morava a Dona Inês e o Sr. Paixão (Claudionor Coelho), ela só chamava ele de paixão e todos achavam que ele se chamava assim. Esta casa está de frente para a casa do Zezinho Gasolina, que é da família Stoppa, e que era eletrecista, solteirão e instalou todos os chuveiros eléctricos do bairro, junto com o saudoso Jaime da Carlos Rocha. Na esquina da Agenor de Souza morava uma família, onde ainda vivia um dos filhos, que era o saudoso Tadeu, que tinha alguns bichos. Na esquina dos Amaral, na rua Agenor de Souza com Augusto Stopa, pode-se ver a casa da família, que ainda não havia construído a quitanda, que seria o lugar onde todos comprariam as verduras frescas na quitanda do Claudio!
    Nesta época ainda não havia sido feita a terraplanagem e a construção do campo do Progresso.
    A casa em frente a casa da família Amaral, é a casa do Seu Petrato, irmão do Mario Petrato. É a casa que o telhado vai declinando. E declinava na parte da cozinha dele onde quase se batia a cabeça no teto. Eu já fui la varias vezes com a minha mãe! Toda a família dele mora ainda no local. Na rua Carlos Rocha vê-se a casa da Rosa ao lado da Dona Ilma e na frente as casas do António Bento e da Dona Didi, mãe da Ivone Dornelas, mulher do António e mãe do Dudu, do actual Dudu-Gas! Depois subindo, tem a cada da Dona Antónia, esposa do saudoso motorista de linha, o Humberto Valério!
    Na Humberto Valério, pode-se ver a casa do Mané Fala Fina (evangélico e que tinha um caminhão de frete). Vê-se a casa da Dona Luzia, mãe do Seu Helinho, que foi o meu professor de musica por mais de 6 anos e que hoje é o meu amigo!
    Poderia comentar muito e quase todas as casas, pois conheço toda a historia deste bairro, que ficou na saudade!
    Abraços a todos os meus amigos do Progresso.
    Marcelo Rischert - Alemanha

    ResponderExcluir
  2. Morei no bairro aí no ano de de 1987 fiquei por dois anos, tenho muito familiares meus que moram ai tenho amigos tbm,tenho muita saudades

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essas imagens

    ResponderExcluir