As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

26 abril 2013

Av. Getúlio Vargas esquina com Rua Mister Moore, em maio de 1963 (arquivo do Blog Maria do Resguardo).

Viação Cometa.


4 comentários:

  1. Diario Mercantil em maio/1958 noticia desembarque de um ônibus da Cometa com dezenas de artista do rádio carioca, locutores,animadores,radio novela e a cantora Dolores Duram cujo maior sucesso ¨a noite do meu bem¨Alugam um hotel e uma radio para promover a nova linha da Cometa Rio-JF.Com ônibus pesadões motorista paulistas rodou um mes vasio e desativou a linha.Os passageiros eram acostumados aos ônibus e motorista da terra sem correria de viagens tranquila nos ônibus da UTIL.Em julho de 1958 a Cometa compra a linha JF-SP do Exp.Brasileiro que fazia linha SP-BH via Juiz de Fora e junto com a Cometa a Rio- BH.
    Marcos Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Juiz de Fora não tinha rodoviária e as empresas iniciavam e terminavam as linhas em locais próprios. Neste local da foto, funcionava a loja da Cometa e da porta da loja havia os embarques para São Paulo, único destino partindo de Juiz de Fora. Funcionou ali por muito tempo, até a primeira rodoviária na esquina da Getúlio Vargas com Rio Branco.

    Na mesma avenida Getúlio Vargas havia outras lojas de empresas de ônibus com embarque e desembarque na frente das mesmas, onde se comprava passagens nos guichês e se despachava encomendas.

    ResponderExcluir
  3. Sem conflitar, neste período o Expresso Brasileiro estava em estado pré-falencia, devido a importação dos Flexbile-"Diplomata" para a linha SP-Rio
    Operava a Rio-JDF,com Merces Benz,monobloco,da primeira geração ,modelo curto.
    A Cometa passou operar JDF-RIO, em dois horários com Mercedes Benz,monobloco 0-321-HL, mais longo e novo.
    Mais confortaveis que os da UTIL que eram ônibus com chassis e motor interno, carrroceria , Metropolitana motorização Mercedes Benz.Depois deixou de operar, esta linha talvez num acordo para Util para esta não se intrometer na RIO-BH,já que a UTIL já estava em fase de adquisição da Boa Vista que fazia JDF-BH.A Util só conseguiu RIO-BH muitos anos depois adquirindo da TURI.
    Já na linha SP=JDF,a Cometa operava com GM-ODC-210, originais que depois sofreram vários encarroçamentos. Foram substituido pelo GM=PD-4103-Imperial, retirados da linha Curitiba-SP,e també foram reencarroçados pela Striulli, para ficar semelhante na aparencia aos GM=PD-4104.
    Por ser histórico a maioria das Motoristas da Cometa eram de JDF, me não paulistas

    ResponderExcluir
  4. Que eu me lembre, quando íamos ao Rio de Janeiro, a "rodoviária" era na Getúlio esquina de São João..! 😏👍

    ResponderExcluir