As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

sábado, 18 de maio de 2013

Visconde do Rio Branco - MG, em março 1956 (arquivo do Blog Maria do Resguardo).

Luiza Lopes disse: Usina de beneficiamento de açúcar e álcool da Companhia Açucareira Riobranquense. A Cia funcionou de 1885 até 1995. Pode-se ver ao fundo plantação de cana. Atualmente existe no local somente as chaminés.


3 comentários:

  1. Usina de beneficiamento de açucar e alcóol da Companhia Açucareira Riobranquense, Visconde do Rio Branco - MG. A Cia funcionou de 1885 até 1995. Pode-se ver ao fundo plantação de cana. Atualmente existe no local somente as chaminés.

    ResponderExcluir
  2. A Cana-de-Açúcar foi, durante mais de cem anos, a cultura mais importante do Município de Visconde do Rio Branco. Entre 1822 e meados do século XX, a produção açucareira riobranquense passou a ter destaque estadual. O “Engenho Central Rio Branco”, fundado em 1885 por Decreto Imperial, de propriedade da Societé Sucriére de Rio Branco S/A, mais tarde denominada Usina São João e, depois, Usina São João II e por último CAR - Cia Açucareira Riobranquense. Foi por mais de cem anos o impulsionador da lavoura, indústria e comércio locais, pois empregavam milhares de pessoas. Hoje, já em fase final de construção, o novo Forum da cidade, com ianuguração prevista para este ano, ocupa a área frontal onde funcionou a Usina, que mantém suas chaminés ainda imponentes (texto: Edgard Amin Torres).

    ResponderExcluir
  3. preciso encontrar algum escritorio que responda pela usina.pois tenho um amigo que precisa de alguns docomentos para se aposentar.se alguem puder me informar fico muito grata.celmaduarte57@gmail.com.ou tel.024999336334

    ResponderExcluir