As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

16 novembro 2013

Vista panorâmica, Praça Antônio Carlos e Cia Têxtil Bernardo Mascarenhas, sem data (arquivo do Blog Maria do Resguardo).



3 comentários:

  1. Marcelo: Ampliando a foto podemos ver no canto inferior direito da mesma o nome Pr. Bernardo Mascarenhas. Naquela época ela tinha esse nome e com o passar do tempo seu nome foi modificado para Praça Antônio Carlos? Estou confuso. Caso você saiba, por favor me informe. Obrigado. Angelo.

    ResponderExcluir
  2. Aquela é mesmo a atual praça Antonio Carlos. Pelo modelo dos ônibus estacionados esta foto é da primeira metade da década de 40.

    ResponderExcluir
  3. A praça mudou de nome é uma grande desonra para o Bernardo Mascarenhas conhecido¨ Mauá de Minas¨ o industrial que elevou JF a primeira cidade de Minas ultrapassando São João del Rei que não era nem capital.Troca para o governador mineiro barbacenense por prestigiar a Escola Normal em frente não visto na foto, e por ser o governo que deu mais enfase a educação inaugurando escolas e faculdades/UFMG e contratando a pedagoga russa Helena Antipoff A industria dos Mascarenhas particular já dava ares de ultrapassada.
    A foto é uma preciosidade pelos ônibus todos bagageiros no teto.No centro um com carroceria toda de madeira feita por marceneiro de carroça.O ano é apos 1948 quando os farois eram embutido no paralama.Nota-se linhas de viagem proxima.A UTIL tinha sua garage na Rua Benjamim Constant.310
    Marcos Ribeiro

    ResponderExcluir