As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

08 novembro 2014

Av. Getúlio Vargas esquina com a Av. Rio Branco. Defronte ao caminhão pode se ver a Mechanica Mineira. O prédio em construção é o do Cine Excelsior e o da direita o Ed. Primus. Data provável, 1956 ou 1957 (arquivo de Marcelo José Lemos).



8 comentários:

  1. Parece-me que o seu comentário está correto.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Getúlio com Rio Branco, Ed. Excelsior em construção e, à direita, mais à frente, o Ed. Primus. Pelo andamento da obra do Excelsior, a foto deve ser de 1956 ou 1957.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Lemos: Pode desfazer a pergunta. Os dois comentários acima estão corretos.

    ResponderExcluir
  4. Que a foto foi tirada do passeio do Parque do Riachuelo, isso não deixa dúvidas, portanto, as avenidas fotografadas são, de fato, a AV. GETÚLIO VARGAS (à esquerda) e a AV, BARÃO DO RIO BRANCO (à direita – e, talvez, porque a viram deste ângulo, antigamente, resolveram chamá-la/nomeá-la de Rua Direita!); quanto ao edifício em construção, acredito que ele não seja o Edifício do Cine Excelsior (que possui 16 andares), levando a crer que o edifício em construção seja o atual Edifício da CESAMA, pois possui uns 11 andares e tem a arquitetura bem semelhante a atual! O Edifício da CESAMA, passou por uma reforma (não estou lembrada da data) e teve que fazer escadas externas (escadas de emergência); se compararem com as imagens do GOOGLE MAPS (mencionadas por Josias Candido Castor ), poderão observar o que digo. Quanto à MECHANICA MINEIRA, não sei dizer se é ela, pois não a vi em fotos antigas (apenas mencionada nas fotos da GARAGE LAGUARDIA)! Espero ter ajudado! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Por que persiste sua dúvida, Marcelo? Está muito claro que a foto mostra a Av. Getúlio Vargas com a Av. Barão do Rio Branco.

    ResponderExcluir
  6. Ainda com dúvidas, Marcelo? Pode afirmar, com toda certeza, que se trata da Av. Getúlio Vargas com a Av. Rio Branco.

    ResponderExcluir
  7. O prédio em construção está muito próximo e não pode ser o Ed. Excelsior. Certamente que é o prédio do CESAMA, tanto pela localização quanto pelo número de andares.

    ResponderExcluir
  8. A gente tá te ajudando, mas você não está arrumando! Do que adianta a nossa ajuda?

    ResponderExcluir