As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

07 janeiro 2016

Centro de Saúde de Juiz de Fora, Rua Mariano Procópio, em janeiro de 1963 (foto autoria de Jorge Couri).

Cláudia Crisaffuli ( Jornalista e Professora ) disse: ficava pertinho da Estátua do Bispo e da atual Rede Globo. Minha tia se emocionou ao ver a foto porque a casa que aparece em destaque com as janelas arredondadas era dela e, sendo assim, ela reconheceu o local assim que o viu.

15 comentários:

  1. Avenida Barão do Rio Branco, 3090. Hoje, nesse local, está o SESC.

    ResponderExcluir
  2. Não parece ser a Av. Rio Branco porque a rua que aparece na foto é muito estreita.

    ResponderExcluir
  3. O Centro de Saúde de Juiz de Fora em 1963 ( Pronto Socorro ) ficava pertinho da Estátua do Bispo e da atual Rede Globo. Minha tia se emocionou ao ver a foto porque a casa que aparece em destaque com as janelas arredondadas era dela e, sendo assim, ela reconheceu o local assim que o viu. Cláudia Crisaffuli ( Jornalista e Professora ).

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, Cláudia. Esse Centro de Saúde era conhecido como Pronto Socorro e ficava na Rua Mariano Procópio próximo da Estátua do Bispo. Eu trabalhei lá durante 12 anos como enfermeiro. Atualmente estou aposentado e tenho 72 anos. Dirceu de Carvalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Rua Mariano Procópio esquina com a Rua Antônio Lagrota ficava o SAMDU, é esse que o senhor está falando?

      Excluir
    2. Sim. Só que muitas pessoas daquela época diziam Pronto Socorro no lugar de SAMDU.

      Excluir
    3. Mas o local da foto não aparece o prédio do SAMDU, pois ele existe, e no local hoje, funciona uma clínica veterinária. Meu trabalhava com uma ambulância verde abacate, acho que chegou a trabalhar nesse Pronto Socorro, o nome dele José Lemos, o senhor o conheceu?

      Excluir
  5. Marcelo e Senhor Dirceu: Está havendo uma confusão quanto ao local da foto. Nesse local funcionou o Centro de Saúde de Juiz de Fora, que hoje é a Secretaria Estadual de Educação, na Rua Mariano Procópio, pertinho da Estátua do Bispo e do Museu. O SAMDU era outro órgão de saúde e ficava onde hoje é a tal Clínica Veterinária. Pelo que eu entendi, o Sr. Dirceu fez confusão ao achar que ele trabalhou no SAMDU, quando na verdade foi no Centro de Saúde, conhecido como Pronto Socorro.Só pode ser isso, não vejo outra explicação. Tenho 68 anos e me lembro desses locais até hoje. Lourival dos Santos Barbosa.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo: Peço desculpas para você porque o Dirceu de Carvalho é o meu avô paterno e ele não está raciocinando direito e está muito debilitado. Pelo que minha mãe me disse, ele nunca trabalhou no SAMDU e sim no Pronto Socorro, que é o local da foto. Sinto muito. Deise Amarante de Carvalho.

    ResponderExcluir
  7. Pô, Marcelo! Jamais poderia imaginar que uma simples foto fosse causar tanto problema; está até parecendo que é uma história policial ou algo parecido. Se eu fosse você deletaria todos esses comentários indecisos e ridículos. Chegaram a dizer que o local da foto era na Av. Rio Branco. Só pode ser brincadeira...

    ResponderExcluir
  8. Volto a afirmar que o local da foto é hoje a Secretaria Estadual de Educação, na Rua Mariano Procópio pertinho do Museu e da Estátua do Bispo. Lourival ( Vavá )

    ResponderExcluir
  9. O SAMDU ( Serviço de Assistência Médica e Domiciliar de Urgência ) ficava na esquina das Ruas Antônio Lagrota com Mariano Procópio, onde hoje é uma Clínica Veterinária, bem perto da ASE. O Centro de Saúde de Juiz de Fora ( Pronto Socorro ) ficava na Rua Mariano Procópio pertinho da 4ª Brigada de Cavalaria Motorizada ( Quartel General )e dava saída para a Rua Dom Pedro, onde está a outra entrada para o Museu Mariano Procópio. Até pouco tempo, nesse local, funcionava a Secretaria Estadual de Educação. Só não sei dizer se a mesma ainda se encontra lá, pois o local estava em situação precária e necessitava de uma reforma. Logo, o Lourival está correto em suas afirmações. Neide Duarte.

    ResponderExcluir
  10. Podemos observar, ao lado esquerdo da Kombi, uma pequena parte de um prédio que existe até hoje, e o mesmo fica na Rua Mariano Procópio bem próximo ao Quartel General. A estrada de ferro passa bem atrás dele e, mais a frente, seguindo em direção ao Museu Mariano Procópio, está hoje o famoso Bar Pró-Copão, o qual já fora citado nesse blog.

    ResponderExcluir