As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

Blog


                         A Fotografia.
          O que é uma fotografia antiga se não uma fração do tempo eternizada num pedaço de papel, que deliciosamente serve, a qualquer tempo, para a apreciação de todos e faz viajar nas lembranças, resgatando do passado nossa saudade daqueles tempos. Saudade, nada mais é que a presença de uma ausência.
          É com imenso prazer que Maria do Resguardo agradece a todos os amigos que visitam e divulgam o Blog.
          Mantemos, com a ajuda dos amigos, o propósito de enriquecer cada vez mais com FOTOS ANTIGAS de Juiz de Fora, este álbum , que é de todos.
          O ato de doar para exposição na NET a cópia de uma fotografia antiga é uma atitude de nobreza que comprova a generosidade que há naqueles que amam esta cidade.
          Lembramos que o original continua com o doador e somente a cópia da imagem é exposta no Blog.
          Doando ao Blog uma cópia daquela foto “amarelada” esquecida no álbum de família, você a faz reviver e promove naqueles que a verão uma sensação ímpar.
          Queremos agradecer aos internautas que abastecem seus blogs (SkyscraperCity, Orkut, Facebook e blogs) com nossas imagens e as divulgam, mesmo os que se esquecem de nos citar como fonte.
          Resgatar nossa memória e dividir este prazer é o que buscamos a cada dia.
          Contamos e somos gratos com todos aqueles que nos confiam suas imagens do passado, divirtam-se! (Texto: Emanuel Silva).
------------------------------------------------------------------------------------------
                         Quem é Maria do Resguardo?

          Atendendo a curiosidade dos que querem saber mais sobre Maria do Resguardo, venho dizer:
          A maioria, dos que me conhecem, já se acostumaram com a minha aparência e dizem amar o que eu faço. Orgulho-me em dizer que sinto recompensada pela enorme acolhida e pela alegria que as recordações trazem a todos nós. Juntos, faremos o maior álbum da “Família Juiz de Fora”.
          Minha existência é muito pequena em comparação a grandiosidade histórica da nossa cidade com a qual vivemos esta fascinante história de amor. Em essência, nos remetemos ao passado para trazer ao presente, nossas melhores lembranças.
          Gosto do moderno. Utilizo da boa tecnologia, mantenho-me conservadora na maneira de empregá-la.
          Gosto de relembrar o passado. Dele saio em busca de um futuro que mantenha resguardada a memória da cidade.
          Sonho que este álbum de lembranças cresça robusto e mantenha a energia dos vencedores. Que, mesmo já tendo sido visto e admirado por milhares de pessoas, se renove a cada visita.
          Minha casa estará sempre aberta para recebê-los. Anote e divulgue aos amigos o meu endereço: http://mariadoresguardo.blogspot.com.br/
          Sejam todos bem vindos, a entrada é franca.
          Aqui, somos uma equipe e nossa recompensa, além da satisfação que proporcionamos, é poder contar com o carinho dos amigos que nos enviam suas belas imagens.
          Um carinhoso amplexo a todos, Maria do Resguardo e equipe.
-------------------------------------------------------------------------------------------



13 comentários:

  1. Marcelo: Ficou ótima a mudança que você fez no Blog Maria do Resguardo. Está bem melhor do que como era antes. Angelo Creston.

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho! Vou colocar o link em minha comunidade dedicada ao resgate do foto-jornalismo do Rio Antigo. Agora, uma pergunta. Eu faço um trabalho sobre a história da publicidade da Coca-Cola e me deparei com uma garrafa de refrigerante Americana, clone da garrafa da Coca. É bem antiga, transparente, número de telefone ainda com 5 dígitos. Pelo que vi em sites de vendas havia a garrafa verde, aparentemente de guaraná. Será que a transparente era de Cola? Não consegui achar referência alguma sobre a história da Americana na Web. Pelo que vi, a empresa ainda existe. Grato. José Roitberg - jornalista e historiador. http://jipemania.com/coke e https://www.facebook.com/FotosDoRioAntigoQueVirouHistoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa ainda existe no endereço: Rua Bernardo Mascarenhas, 1471 A, Bairro Fábrica, (32) 3213-8471, Juiz de Fora - MG. Tenho uma garrafa branca (transparente) do refrigerante Americana com o produto dentro, o telefone é de 4 dígitos e não parece ser Cola devido a sua cor e no rótulo não especifica o tipo de refrigerante. Obrigado por estar aqui!

      Excluir
  3. Maria,muito obrigado!!!

    Através de uma foto postada nesse blog(Jardim da Infância na Praça do Riachuelo) eu revi minha mãe. Eu e meus irmãos a perdemos muito recente..obrigado por essa emoção.

    Márcio Antônio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por trazer boas lembranças para voce e sua família. Obrigado por participar do M.R.

      Excluir
    2. Boa tarde.
      Este estabelecimento foi de minha avó,
      hoje ele se encontra com 87 anos.
      Adorou ver a foto e disse com muito orgulho," a casa existe até hoje", está localizada à Gal Belfort Arantes.
      Obrigada ,
      Tânia

      Excluir
  4. Olá Maria do Resguardo! ótima postagem, e muito interessante. Gostaria de saber se voce possui algum registro referente a empresa de onibus da decada de 60/70, mais espcificamente a empresa "Expresso Primavera" criadora de linhas de onibus como Nautico, bias fortes, valadares, sarandira e outras que hoje estão integradas ao sistema urbano de transporte coletivo. Os fundadores desta empresa foram meus tios e meu pai foi um dos trabalhadores desta empresa, mas não temos nenhum registro. Ficaria grato caso houvesse algum registro para disponibilizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou verificar em meus arquivo, tendo, postarei, obrigado.

      Excluir
  5. Maria, desejo enviar-lhe u ma imagem antiga de JUIZ DE FORA, anos 30. Favor solicitar-me pelo gmail: mlmlmarcoslima!gmail.com.É uma foto da Avenida Getúlio Vragas.Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Antes de mais nada parabenizo pelo importante blog e pelo projeto de grande satisfação e prazer para todos que compartilham e desejam compartilhar a memória de uma cidade com dados e salvaguardas oficiais.
    Sou professor e pesquisador em Petrópolis e desde 2006 também possuo um blog que encontra-se a caminho dos 380 mil visitantes, onde possuímos como meta realizar de forma ampla não somente a história como a memória da cidade durante o século XX, http://petropolisnoseculoxx.zip.net.
    Venho pela presente comunicar que tomei a liberdade de postar em nosso blog sua imagem de arquivo presente em MariadoResguardo, do coletivo da Útil que transportava os passageiros de Juiz de Fora à Petrópolis, dando o devido crédito tanto ao Arquivo de Humberto Ferreira com do citado blog, para que nossos visitantes possam se informar.
    Agradecendo a oportunidade e desejando sucessos ao projeto.
    Despeço-me com um abraço,
    Oazinguito Ferreira da Silveira Filho

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria, Parabéns pelo Blog e acervo fotográfico. Me fez recordar a minha primeira infância, vivida em Juiz de Fora. Pena que o casarão em que vivi já foi demolido e não encontrei a sua foto nas fotos da Av Barão do Rio Branco. Haveriam outras ou em outro site, saberia dizer? Há um momento da vida em que procuramos as nossas origens, estou nele agora, :)
    Muito obrigado pela informações.
    Abraços, Erick
    esbewel AT onlink DOT com DOT br

    ResponderExcluir