As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

31 maio 2010

Asylo João Emilio, em 1915, do Álbum do Município de Juiz de Fora de Albino de Oliveira Esteves de 1915 (Arquivo de Marcelo Lemos).

Fundado em 1895 pelo revm. padre João Emílio Ferreira da Silva.

3 comentários:

  1. Meu nome é Salvador José. Nasci e moro em São Paulo. No entanto este local chamado Asylo João Emilio foi o lar de minha mãe por décadas. Ela nasceu na década de 20 próximo a uma fazenda chamada Fazenda São Luis que fica perto das cidades de Valença e de Rio Preto, no interior do Rio de janeiro. No entanto, antes de completar cinco anos, seu pai que se chamava José Bernardino faleceu e sua mãe, chamada Ana. juntamente com seus irmãos tiverão que mudar. Logo em seguida, sua mãe também falece e ela, junto com outro irmão são encaminhados para a fazenda São Luis. Pouco tempo depois ela é levada de trem até a cidade de Juiz de fora e internada em definitivamente no Asylo João Emílio em 1932. Nunca mais teve notícias de qualquer irmão ou qualquer outro parente. Na verdade, nem o nome verdadeiro ela lembrava. Só sabia que se chamava Arminda. Ficou neste local até os anos 50 quando saiu para vir para São Paulo onde faria uma cirurgia. Aqui ela ficou no Instituto Bom Pastor no bairro do Ipiranga. Depois, com o tempo, casou-se, constituiu família. Foi casada por quarenta anos com meu pai. Faleceu em 2006 sem nunca ter tido qualquer notícia sobre qualquer parente. Nunca foi procurada. Eu mesmo, como filho estive várias vezes na fazenda São Luis, na cidade de Valença, na cidade de Rio Preto e até mesmo no local do atual Asilo João Emílio, mas sem nunca encontar nenhuma informação. Uma pena.
    salmar@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Salvador, sua história é muito emocionante. Obrigado por contar ela aqui no M.R.

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe tmb viveu neste asilo, a história é bem parecida com a do Salvador José. Pai e mãe faleceram, e como eram imigrantes europeus e não tinham família no Brasil cada filho foi encaminhado para um orfanato, e minha mãe e irmãs para o João Emílio. Hoje, aos 78 anos e com o Auzheimer bastante adiantado fala o tempo td no asilo, mas infelizmente com más lembranças, só o relaciona a maus tratos, é uma pena... Esse site foi a única referência que achei sobre o asilo, na realidade fui buscar alguma notícia para saber se ele realmente existia.

    ResponderExcluir