As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

03 junho 2016

Nossas Homenagens ao Professor Newton Chisnandes, falecido recentemente. Gerações de Juiz-foranos foram alunos do mesmo. Competente Professor... (arquivo de Jean Menezes).

Nascimento: 25/07/1932
Falecimento: 10/02/2016 

21 comentários:

  1. Ele foi meu professor de Geografia na Escola Normal. Muito exigente, porém muito competente. Disseram-me que ele tinha ou era responsável por um time de futebol chamado " Leão Vermelho " , o qual recebia todo apoio financeiro do professor Chisnandes.

    ResponderExcluir
  2. Embora ele não fosse um homem bonito, tinha um rosto simetricamente quase perfeito ( pelo menos quando era jovem - fotografia postada no blog ).

    ResponderExcluir
  3. Certamente ele foi incentivador do futsal em juiz de fora onde foi dono e responsável pela formação de uma equipe chamada Leão Vermelho. Muitas vezes assisti jogos do campeonato de futsal. Acompanhava meu saudoso pai, Nilton Rosa de Oliveira, ex-arbitro de futsal... Era sim muito exigente até nas quadras com uma responsabilidade de ser formador de jogadores que foram descobertos por ele e depois se transferiam para o Tupi e o bom Pastor.. Uma educação ao tratar com as pessoas de seu convívio. Uma pena que por ai não existam mais desportistas de seu quilate... Neivaldo Lucio Rosa de Oliveira/Goiania/Goias...

    ResponderExcluir
  4. Professor Chisnandes, homem competente, exigente, que nos permitiu sermos pessoas responsáveis e levar a serio os estudos e aprender a ser gente.

    ResponderExcluir
  5. O professor Chisnandes deu aulas para mim durante todo o antigo Ginásio ( hoje Ensino Fundamental ) na Escola Normal. Além de ter sido um ótimo professor, ele era uma pessoa muito educada e sabia levar em consideração as nossas falhas e dificuldades.

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana a homenagem feita pelo Maria do Resguardo para o Professor Newton Chisnandes. Como já disseram, ele foi um ótimo professor e um ser humano muito bondoso. Estudei Geografia com ele na Escola Normal da 5ª a 8ª série ( 1º grau ).

    ResponderExcluir
  7. O Prof. Chisnandes era muito engraçado, pois costumava nos chamar pelo nosso sobrenome e exigia que o nosso material de Geografia fosse encapado com papel cetim roxo e coberto com plástico transparente. Além do mais, dava uma atenção especial para os meninos, mas foi um ótimo professor.

    ResponderExcluir
  8. Que homenagem bacana ao professor Newton Chisnandes – grande perda.
    Me lembro de suas aulas , quadro negro cheio de matéria (poucas vezes vi um professor usar giz colorido como ele), exigia o material de Geografia encapado com papel cetim roxo e coberto com plástico.
    Chamava os alunos pelo sobrenome. A última vez que o vi se não me engano Nov/2016), foi caminhando na Av. Brasil próximo ao Sta. Terezinha. Ao passar por ele e cumprimentá-lo, ele respondeu – bom dia Wilson!


    Ex-aluno: Aroldo Wilson de Oliveira Almeida Lima

    ResponderExcluir
  9. É engraçado como algumas pessoas marcam nossas vidas... Faz tempo que eu queria saber do professor Chisnandes e, para minha surpresa, procurei na internet e descobri que ele faleceu este ano. Estudei na Escola Normal (que tinha o nome correto de Instituto Estadual de Educação) de 1976 a 1979 e tive esse excelente professor de geografia. Exigente, mas muito inteligente. Quem não se lembra dos meninos chamados de "Peixinhos do Chisnandes"? rsrsr.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom ver que professores exigentes e eficientes são lembrados com carinho e admiração. Exemplo para as novas gerações!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Grande perda. Excelente professor. Estudei 2 anos com ele e como chegava cedo na sala de aula, ele me pedia para passar matéria no quadro pra ele. Ne chamava de Ave Maria pois meu none é Avi Cristina. A última vez que o vi foi fazendo caminhada na Av. Brasil. Nos cumprimentamos e ele se lembrou de mim. Saudades eternas.....

    ResponderExcluir
  13. Folha de papel milímetros, folha de papel quadriculado, caderno de desenho, caderno de cartografia, atlas, livro, borracha duas cores, régua tridente, materiais obrigatórios p assistir aulas desse monstro de professor.

    ResponderExcluir
  14. No dia do professor, nada melhor do que homenagear uma das maiores referências que tive na vida.

    ResponderExcluir
  15. Grande professor Chisnandes!
    Marcou gerações da Escola Normal de Juiz de Fora!

    ResponderExcluir
  16. Foi o melhor professor que tive. Muito exigente. Um dos grandes feitos meus na escola foi tirar um 10 em uma prova dele, uma raridade em se tratando do professor mais exigente da história de juiz de fora. Igual a Chinandes nunca mais.

    ResponderExcluir
  17. Hoje tenho 67 anos, fui aluno do inesquecível Prof Chinandes. Também fui goleiro do Leão Vermelho no final dos anos 1960. Encontrei essa página por acaso. Meus parabéns pela homenagem prestada ao nosso grande e exigente professor.

    ResponderExcluir
  18. Corrigindo: Prof Chisnandes..
    Aproveito para perguntar se alguém tem fotos dos Leão Vermelho ou algum arquivo referente.
    Abraço a todos meus conterrâneos, muita saudade de Juiz de Fora.

    ResponderExcluir
  19. Tive a honra de conviver com ele no Instituto de Educação, onde também fui professor. Certa feita, ele se acidentou (pequeno machucado no dedo) e eu o levei, de carro, ao Pronto Socorro Municipal, aonde ele chegou com seu longo jaleco azul e foi muito bem recebido e tratado. Feito o curativo, entreguei-o de volta ao trabalho.

    ResponderExcluir
  20. Fui aluno deste MESTRE.
    A aula que o Mestre Chisnandes dava cabia no quadro negro, simetricamente. Toda a aula do dia ficava no quadro. E tinha giz de cor (vermelha, azul, etc) para destacar os títulos que iríamos estudar. Jamais vi em minha vida uma pessoa tão organizada igual ao Professor Chisnandes. Realmente ele tinha este fabuloso time de futebol de salão "Leão Vermelho", que jogava na quadra do Têxtil, perto da Escola de Samba Turunas do Riachuelo. os jogadores tinha tudo: sacola para guardar o material, meião, calção, camisa e até sunga. Uma organização inigualável. E a matéria que ele ministrava Geografia tinha um conteúdo didático de nível universitário. Tive a honra de ser aluno deste Mestre.
    Valdir Rocha de Freitas

    ResponderExcluir