As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

03 março 2010

último dia do bonde em 1969, passando na rua Oswaldo Aranha em direçao á av. Rio Branco (Arquivo Hugo Ribeiro de Almeida).

3 comentários:

  1. O que eu mais lamento e até hoje não me conformo é o fato de terem tirado de circulação os bondes de Juiz de Fora. No mundo inteiro, em diversas cidades os bondes, antigos ou modernos, continuam circulando e contribuindo para atender à demanda por transporte coletivo público de qualidade.
    Caro Sr. Hugo Ribeiro, agradeço-lhe por ter postado está foto neste fantástico Blog Maria do Reguardado, apenas um detalhe, (na foto) se considerarmos a posição da alavança do contato elétrico, é possível afimar que o bonde estava indo na direção da Rua São Mateus e não na direção da Av. Rio Branco, mas isto pouco importa,o que vale é a riqueza da foto, de um tempo bem melhor que o atual.
    José Luiz Britto Bastos

    ResponderExcluir
  2. É verdade, cidades super modernas como São Francisco na Califórnia conservam seus bondes em circulação até hoje.

    O que acontece em Juiz de Fora é que a política local sempre foi entreguista, se vendendo aos empresários por qualquer $$$.

    Foi assim com os bondes, pois as empresas de ônibus faturavam muito mais e ninguém iria trocar um bonde por um ônibus apertado com cheiro de cigarro. Era preciso acabar com os bondes!

    De igual modo os condominios fechados no morro de Cristo, acabaram com a mata nativa, tudo em nome do progresso.

    Nós não damos sorte com os prefeitos daqui.

    ResponderExcluir
  3. O bonde enquadrado no centro de sombras escuras torna tudo nostálgico e onírico como se somente em sonhos fosse possível a vivência dessa realidade.

    ResponderExcluir