As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

29 maio 2014

Inauguração do escritório da UTIL, em maio 1965 (foto autoria de Bastos Barreto).


Local?

8 comentários:

  1. A foto das "taças", bebida e direção não se combinam...rss...cadê a lei seca nessa época?....

    A foto das pessoas, o de terno branco até se curvou pra aparecer na foto e o único que olhou para a câmera..k..

    Show as fotos.

    ResponderExcluir
  2. Pela roupa do pessoal e modelo de ônibus, parece anos 60. Ao invés de 1955, não seria 1965?

    ResponderExcluir
  3. Eu também concordo. Parece-me que a segunda foto é no Edifício Clube Juiz de Fora.

    ResponderExcluir
  4. A empresa UTIL ( União Transporte Interestadual de Luxo ) foi fundada em Juiz de Fora no ano de 1950, mas conforme já fora dito, pelo modelo do ônibus e também pelos trajes das pessoas, a foto deve ser de 1965.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela observação, eu digitei errado, a foto é de 1965.

    ResponderExcluir
  6. A esquerda da foto de terno escuro os irmãos diretores Dilson de JF e Eduardo Nelo Xavier Ribeiro, de BH.Com novo escritorio marca a transferencia da sede do Rio de Janeiro para Juiz de Fora,bairro Poço Rico.

    ResponderExcluir
  7. Historico: Gloriosa UTIL
    A UTIL surgiu da desistencia de regularidade de serviço,implantada pelos ingleses 1934 da São Paulo Railway(depois EF Santos Jundiai) na subsidiaria CGT-Cia Geral de transporte,linha S.Paulo-Santos com frota de auto-ônibus diesel ingleses"Thornycoft",apelidado de King kong, repassando aos italianos Gelli & Ferrari no ano seguinte como UTIL-União Transporte Interurbano Ltda.Persistindo as irregularidade o governo ofereceu o serviço Rio- Petropolis e Rio-Petropolis-Juiz de Fora,onde transferiram parte da frota, agora U. T. Interestadual de Luxo Ltda,sendo a PIONEIRA no serviço de ônibus de Petropolis(sede) e no transporte Interestadual no Brasil.Primeira viagem 31 de março 1936.
    Com serviço estruturado na mais moderna rodovia da America do Sul ( Rio -Petropolis) e calçamento de pedras até JF desembarcando na Manchester com tempo de viagem menor até duas horas e meia antes do trem da Central.
    A frota foi atualizando em 1945 ônibus americano "International".Em 1950 , nova composição societaria, tornando Sociedade Anonima,adquire 15 Alfa Romeo/Continental cor cafe e creme inaugurado com presidente Getulio a bordo.
    Sob direção da familia Xavier Ribeiro em 1957,troca frota por Mercedes/Metropolitana adquire tres empresas(Riolux Continental e Boa Vista) atingindo Belo Horizonte, rodando no unico trecho asfaltado do Estado mesmo passando pelo centro de varias cidades.
    Em 1960 vende a linha Rio-Petropolis a Facil.No ano seguinte compra a Rio-BH do Exp.Brasileiro.Na mesma decada,Exp S. Luiz,linha BH-Barra Mansa e BH- Aparecida e Auto Viação Santo Antonio, Rio Campos e Niteroi Campos.
    Decada de 70 frota de 190 ônibus, a setima maior empresa interestadual. Passa atender, Ouro Preto,S. Jose dos Campos e Cabo Frio.Aos 80 chega a frota Volvo/ Marcopolo,atende sete estados chegando a Carajas/Pará e S. Paulo de Ouro Branco.Frota de 270 ônibus recorde de viagens,destinos e passageiros atendidos.
    Conhecida como maior empresa de Juiz de Fora,nunca ter veiculo tipo " jardineira",só rodar no asfalto,adquirir ônibus zero quilometro, manutenção com revisão programada e pagar os melhores salarios.
    Apos 2003 segue avançando c/grupo Guanabara/Normandy adquire linha Rio-Brasilia e Santos,de SP a Ouro Preto e do Rio a todo Sul mineiro.
    A UTIL paulista amplia p/ S Vicente, via Santos e horarios Santos vai formar a Viação Cometa, em 1947.Em 1955 emcampada pela Cometa, restando UTIL urbana na capital ate 1970.
    Marcos Ribeiro

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a todos da UTIL.
    E

    ResponderExcluir