As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

05 abril 2015

Casa do Dr. João Penido, Av. Rio Branco, nº 2872. Foto retirada de um trabalho em homenagem ao ilustre brasileiro Dr. João Penido Filho, feito por alunos da 4ª série do Grupo Escolar José Rangel em 1947 (arquivo de Marcy Rodrigues de Souza, Professora da Biblioteca da Escola Estadual Delfim Moreira).

 
Hugo Ribeiro escreveu:
Palácio Episcopal que pertenceu ao político juiz-forano Dr. João Penido.
Posteriormente foi herdado por Maria Assis de Oliveira e Irene de Assis Vilaça (sobrinhas da esposa de Penido).
Durante anos foi residência de Joaquin Ribeiro de Oliveira que a transferiu por doação à Mitra Arquidiocesana para sede episcopal.
Foi construída nos fins do século XIX e era dotada de um horto florestal que ia até às proximidades do morro do Cristo.
Foi demolida ainda durante processo de tombamento onde construiu-se um prédio comercial (Bahamas ao lado da Igreja do Cenáculo).


Um comentário:

  1. Pois é...
    Com seus amplos jardins e bela arquitetura, este bem localizado local poderia ter se tornado um ótimo espaço cultural público, sendo um acréscimo de qualidade de vida e beleza para a população de Juiz de Fora, mas a Igreja Católica, que recebeu como doação este patrimônio, não teve a mesma grandeza em doar para o município o que ganhou gratuitamente.
    A família Oliveira tinha mais dinheiro do que o Vaticano para se permitir esse gesto de desapego? Talvez mais generosidade...

    ResponderExcluir