As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

23 fevereiro 2010

Rua Alencar Tristão, nº 360, Santa Terezinha, casa mais antiga da cidade (Arquivo Ramon Brandão).

7 comentários:

  1. E uma pena ver o mau estado de conservaçao

    ResponderExcluir
  2. Ramon Brandão, primeiramente quero cumprimentá-lo pelas excelentes fotografias deixadas neste site e agradecê-lo por dividir com o povo juizforano o resgate da memória de nossa querida cidade. Amo fotos antigas, sejam de pessoas, objetos ou lugares, por isso, estou há dias me divertindo, vendo as demais fotos. Quero, respeitosamente, fazer uma correção a respeito da rua indicada nesta foto, onde localizava-se a Fazenda Tapera (Fazenda da Pera), hoje apenas com as casas que vejo cotidianamente, quando passo em frente, pois moro no Bom Clima; a rua correta é a Rua Alencar Tristão, nº 360 – Santa Terezinha e não a Rua Paracatu (também no Santa Terezinha), como foi mencionado – é muito comum confundirem as duas ruas, porque uma termina na outra. Tenho certeza do que afirmo, porque já fiz um trabalho, quando estava na Faculdade de Direito, sobre a doação deste imóvel para a Santa Casa de Misericórdia e, também, porque já entrei no site da FUNDAÇÃO CULTURAL ALFREDO FERREIRA LAGE (FUNALFA) e lá encontram-se informações a respeito do referido imóvel.
    ”FAZENDA TAPERA - PATRIMÔNIO CULTURAL TOMBADO: a construção do prédio da Antiga Alcaidemoria localizado à Rua Alencar Tristão, 360 em Juiz de Fora, tem sua história ligada à abertura do Caminho Novo realizado por Garcia Rodrigues Paes, ligando a corte à zona mineradora.”. Obrigada e continue presenteando a gente

    ResponderExcluir
  3. Uilmara,
    obrigado pelo seu comentário!! É de grande valor a participação do povo de nossa cidade!
    Quando criei o blog eu tinha em minha mente tirar das gavetas e das mãos de colecionadores essas fotos pois eles acham que é patrimônio só deles e expropriaram as fotos com mérito exclusivos deles e não dando importância ao menos a quem as tirou.
    A visitação está a cada dia me surpreendendo, mas a participação está me decepcionando, o povo de Juiz de Fora continua querendo receber muito e doando pouco, tudo bem, o resultado ainda é bom.
    Muito obrigado e continue participando!
    Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uilmara Machado de Melo25 de junho de 2015 às 18:54

      Nossa, só, hoje, vi a sua resposta, Marcelo! Por nada! Sempre que eu puder e souber algo, pode ter certeza de que contribuirei! SUCESSO! Abraço.

      Excluir
  4. Esta infeliz cidade já teve a pretensão de ser um "sonho feliz de cidade" como diz o poeta, mas o descaso e a voracidade imobiliária tornaram impossível esta façanha. Resta-nos a sensatez de saber dizer a verdade: nossa cidade é uma infeliz cidade mergulhada em edificações grosseiras, atulhadas e soluções não se vislumbram.

    ResponderExcluir
  5. É somente com a coragem de dizer a verdade podemos visualizar soluções: Juiz de Fora está sobrecarregada de construções em vias apertadas e não há mais terreno para onde fugir. Fugir desta maldição de progresso em que nos entulhamos nos prédios tal coelhos e sardinhas - os animais voltam a ser nosso ser inferior.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir