As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

29 novembro 2010

Capela do Colégio Stella Matutina, Av. Rio Branco esquina com Av. Independência em 1986 (foto tirada por Ramon Brandão).



Capela do Colégio Stella Matutina que antes de ser demolida funcionou como Galeria de Arts.

20 comentários:

  1. Juiz de Fora esta sendo destruida. Não tem um programa de preservação da cultura e consciencia . E quando eu mudei pra cá me falavam que esta cidade é uma mine Curitiba kkkkkkkkkkkkkkkkk. não sabem o que é curitiba.

    Um dia o que é belo de jf será apenas lembranças e fotos. Triste cidade provinciana, dominada por uma elite sem cultura que somente pensa no umbigo.
    Desculpe mas da revolta

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de divulgar meus blogs rsrrs
    http://naurumendes.blogspot.com/
    http://mendesbier.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sempre quis ver com mais detalhes essa construção, obrigado Ramon e ao blog por disponibilizar as fotos. Realmente uma lástima a demolição.

    ResponderExcluir
  4. poti é na rio brnco com independencia , hoje tem um banco ,

    ResponderExcluir
  5. Eu sei q é na Rio Branco, gostaria de saber a que se destinava o prédio que foi demolido.

    ResponderExcluir
  6. Algumas informações para contribuir.

    Trata-se da Capela do antigo Colégio Stella Matutina, anexa ao enorme prédio do colégio. O conjunto ocupava todo o terreno onde se vê a capela, mais o que é hoje a Av. independência e o atual colégio. A prefeitura, na administração Itamar Franco dos anos 60, desapropriou parte do terreno do Colégio e abriu a Independência, canalizando o córrego Independência, que ali passava. Com isso, o terreno foi cortado ao meio pela avenida. As irmãs construiram a nova sede do colégio (a atual) do outro lado da nova avenida. Posteriormente, o Colégio foi demolido - e um posto de gasolina foi construído no terreno, como se vê em uma das fotos. Hoje há um banco no local. A capela ainda permaneceu mais tempo, tendo funcionado ali uma galeria de arte que levava o nome de "Capela Galeria de Arte", e onde também havia shows musicais. Mas acabou tendo o mesmo destino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo começou com o inútil do Itamar Franco desapropriando o terreno. Desgraçado, deve estar queimando no inferno!

      Excluir
  7. Essa é a que acho mais lastimável.... Marcelo, grande trabalho, parabéns. Marquinhos Rocha

    ResponderExcluir
  8. Tive um dia a oportunidade de cantar com o Coral que a querida e falecida irmã Terezinha Martins organizou. Nossas vozes ecoaram com forte emoção nas paredes desta Capela pouco antes da demolição... Restam memorias... O tal progresso destruiu meu coração!!!:-P

    ResponderExcluir
  9. Se nós tivéssemos prefeitos e políticos municipais menos corruptos (que levam $$$ por fora para autorizar demolições) nossa cidade estaria linda, como as mais belas cidades do interior da Inglaterra. Lamentável, um crime contra o patrimônio cultural a demolição desta capela!

    ResponderExcluir
  10. Nem pelo menos a igreja! Que o diabo persiga suas almas até o fim!

    ResponderExcluir
  11. O terreno onde havia o Colégio Estela Matutina foi destruído e entregues à criatividade burra desses arquitetos sem lugar no resto do mundo, pois, só aqui não se costuma usar fachadas já existentes.

    ResponderExcluir
  12. Todo o terreno do colégio Estela Matutina foi desapropriado e todas as construções botadas no chão. Sobrava esta igreja que foi por muito tempo um interessante galeria de arte, para artistas de todo lado, mas, sequer a igreja foi mantida e agora é tudo espigão.

    ResponderExcluir
  13. Foi uma ótima galeria de arte por algum tempo: impossível existir!

    ResponderExcluir
  14. Uilmara Machado de Melo21 de maio de 2015 às 23:47

    Quando vi as fotos, fiquei pensando na tristeza das pessoas que estudaram lá e/ou morararam perto!... Nem preciso comentar, pois os comentários foram bastante comoventes!... Lamentável perder edificações como esta!!!

    ResponderExcluir
  15. será que existe uma mafia criminosa responsavel por tombamentos de imoveis em JF ?
    TENHO MINHAS DUVIDAS.

    ResponderExcluir