As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

02 abril 2016

Local? Em novembro de 1969 (foto autoria provável: Roberto Dornellas ou Jorge Couri).

Tire suas dúvidas no link abaixo.



31 comentários:

  1. Com certeza, trata-se de uma escola. Na minha opinião é a Universidade Federal de Juiz de Fora.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo. A construção e típica dos prédios das faculdades da U.F.J.F.

    ResponderExcluir
  3. Touché. Com toda certeza é a construão de mais um bloco da UFJF.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo: Com certeza é a construção de um dos muitos blocos da UFJF. Angelo

    ResponderExcluir
  5. Acesse esse link, parece ser a mesma obra.
    http://www.mariadoresguardo.com.br/2015/12/local-novembro-de-1969-foto-autoria.html

    ResponderExcluir
  6. Patrus! eu acho que é o Colégio Patrus ao fundo quase se vê o predio do Colégio João XXIII

    ResponderExcluir
  7. Não é a Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, pois a parte inferior era ( ou é ) fechada. Eu estudei lá durante 6 anos e posso garantir que é a UFJF, onde também frequentei e estudei lá quase 6 anos.

    ResponderExcluir
  8. Com toda certeza, é um dos prédios da UFJF. Estudei lá de 2005 até 2010, e todos os prédios seguem o mesmo padrão, exceto os mais modernos.

    ResponderExcluir
  9. Pela colocações das portas, as estruturas das janelas e a obra sendo realizada no local, é a Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa no bairro Santa Terezinha. E para sustentação do fato, também é possível observar ao fundo o Morro do Cristo e, como comentado acima, vê-se ainda o prédio do Colégio João XXIII.

    ResponderExcluir
  10. Pedro: Você está enganado. A Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza tem a sua parte inferior fechada e suas colunas são bem mais estreitas. Com certeza, é a UFJF.

    ResponderExcluir
  11. É o Patrus olha a foto no link
    http://i51.tinypic.com/r0t9jd.jpg

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho certeza absoluta de que é UFJF.

    ResponderExcluir
  13. http://www.mariadoresguardo.com.br/2014/07/rua-americo-lobo-n-121-bairro-manoel.html

    ResponderExcluir
  14. No link que eu enviei agora pode se ver a construção da Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza.

    ResponderExcluir
  15. Eu discordo de você, Marcelo. Para mim, que estudei em ambos os lugares, é um dos prédios da UFJF. A parte inferior da Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza era fechada, e na foto ela aparece à mostra. Realmente essa foto causa dúvidas porque tanto a UFJF como a Escola Patrus de Souza foram construídas na mesma época, e o estilo arquitetônico utilizado em ambas as edificações seguia o mesmo padrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só enviei o link para que possa ser analisado e tirar as dúvidas. Eu não sei realmente onde é esse local.

      Excluir
  16. As portas das salas de aulas da E.E.Sebastião Patrus de Souza estão todas colocadas à esquerda de quem está em frente ao prédio ( ao contrário do que mostra a foto ). Como já disseram, a parte inferior da mesma não tem corredor, ou seja, ela é fechada. Tenho certeza de que é um dos blocos da UFJF.

    ResponderExcluir
  17. É o PATRUS A parte inferior foi fechada pela construção que se vê na foto!

    ResponderExcluir
  18. Não é o Patrus, pois as portas das salas de aulas estão localizadas à esquerda de quem está em frente ao prédio, e na foto elas estão à direita. Como é possível saber que ao fundo é o Colégio João XXIII? Nem mesmo ampliando a foto podemos identificar o que está ao fundo. Eu estudei em ambos os lugares e sei o que estou afirmando.

    ResponderExcluir
  19. Mentira! A parte inferior da Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza foi feita juntamente com toda a obra. Percebe-se que você não conhece o Patrus nem tampouco a UFJF. Além de tudo, se observarmos as pessoas que estão na foto é possível perceber que são jovens maiores de idade, pelo menos a grande maioria.

    ResponderExcluir
  20. O Colégio João XXIII fica em uma altitude mais baixa que a Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza. Sendo assim, não é possível avistá-lo do Patrus, não como está na foto.

    ResponderExcluir
  21. Não é a UFJF. Ampliando a foto, podemos observar um mastro de uma bandeira ( no alto, acima do Gordini ). Ou é o Patrus ou o Colégio Dom Orione, de onde é possível avistar o Colégio João XXIII.

    ResponderExcluir
  22. Ninguém se lembrou do Colégio Dom Orione, situado no Bairro Aeroporto, bem próximo da UFJF. Se a edificação ao fundo for o Colégio João XXIII, é bem provável ser o Dom Orione.

    ResponderExcluir
  23. O mastro da bandeira, logo acima do automóvel, faz parecer que a foto ou é o Patrus ou o Dom Orione, pois na UFJF os três mastros das bandeiras ( Brasil, Minas Gerais e Juiz de Fora )estão localizados bem pertinho da Biblioteca Central, ou seja, bem no centro do Campus.

    ResponderExcluir
  24. Por que a UFJF não poderia ter um mastro de uma bandeira em um de seus blocos ou em todos eles? Como se vê na foto, as obras ainda estão na fase de construção. Mas eu acredito que seja o Patrus ou o Dom Orione.

    ResponderExcluir
  25. O Dom Orione não é, tenho certeza. O Dom Orione tinha um murinho de fora a fora no andar de baixo, onde ficávamos sentados durante o recreio. Esta foto é na EE Sebastião Patrus. Olhem esta foto neste link tirada em 1971, após a construção do 2º prédio: http://www.mariadoresguardo.com.br/2011/01/bairro-santa-terezinha-decada-de-1960.html

    ResponderExcluir