As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

09 agosto 2020

Hospedaria Horta Barboza. Edificação anterior a 1888 ( ano que teve início o seu funcionamento ). Seu objetivo era receber e abrigar mendigos e imigrantes que vinham para Juiz de Fora à procura de trabalho, sendo a maioria do Rio de Janeiro. Ela funcionou até a 1ª década do século XX, e mais tarde passou a ser o atual 2º Batalhão da Polícia Militar, PMMG, o qual permanece até hoje no Bairro Santa Terezinha (acervo de Júlio Sarchis).


 

Um comentário:

  1. Bela iniciativa de divulgar uma história que não pode ser escondida e que precisa ser divulgada! Meus tataravôs italianos, com seus sete filhos, registraram entrada nessa hospedaria em 22-nov-1888, então recém-criada. Por algum motivo que desconheço, essa "aventura" de imigração não deu certo e todos retornaram para a Itália. Nove anos depois, o filho mais velho desse casal, então meu bisavô italiano, retornou vindo recém-casado da Italia, registrando entrada nessa hospedaria em 31-out-1897. Dessa vez veio para se radicar em Juiz de Fora.

    ResponderExcluir