As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

08 abril 2012

EVA, Empresa de Viação Automobilística. Rodoviária, Av. Getúlio Vargas, em frente ao Espaço Mascarenhas, sem data (arquivo de Jorge Levi "Borboleta").

Em 25 de junho de 1951 foi inaugurada a 1ª linha de ônibus entre o Rio de Janeiro e B. Horizonte, a cargo da EVA, com 2 viagens por semana passando por Juiz de Fora (texto do livro: Efemérides Juizforanas de Paulinho de Oliveira de 1975). Quem aparece na foto é o Sr.  Felício Antônio Brandi.

6 comentários:

  1. Curiosidade: Naquela época já se era roubado pelo governo pois, ônibus e caminhões que serviam a dois estados (interestadual) tinham que ser emplacados nos dois estados. Essa foto confirma o que digo.

    ResponderExcluir
  2. Na foto o sr. Felicio Brandi que foi presidente do Cruzeiro Esporte Clube?
    Empresa EVA tinha viagens de Cataguazes,Muriaé e Juiz de Fora para o Rio.De Juiz de Fora-Rio já rodava a UTIL desde 1936,a PIONEIRA do serviço interestadual do Brasil e desembarcava em Juiz de Fora até duas horas e meia antes do trem da E F Central do Brasil.A EVA teve curta vida,surgiu a Viação RIOLUX Ltda que em 1957 foi adquirida pela UTIL.
    Marcos Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Imagina viajar daqui para o Rio de Janeiro nesta lata velha? Levando em consideração o tipo de ônibus e a estrada, uma viajem JF/Rio deveria levar em torno de 6 horas.

    ResponderExcluir
  4. Em 1953 a EVA tinha 10 partidas para Juiz de Fora entre 06:05 e 18:05, além de São Lourenço, Cambuquira, Barbacena, Belo Horizonte, Caratinga, Cataguazes, Muriaé, e Porto Novo (Além Paraíba).

    ResponderExcluir
  5. Quanto tempo demorava uma viagem do Rio a Cambuquira?

    ResponderExcluir
  6. Possuem registro de como iniciou esse processo de transporte interestadual e quem era dono da primeira empresa de onibus q fazia JF para RJ chamada Auto Viação Rio Minas?

    ResponderExcluir