As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

11 abril 2012

Rua Espírito Santo, em frente à antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia, sem data (arquivo de Tânia Valéria Vaz de Araujo).

A casa à direita da foto é a Pensão São Geraldo, de propriedade do Sr. Adhemar Baeta, e que também foi a 1ª sede da Região Militar. Ao fundo o Morro do Imperador e a Catedral Metropolitana. Em primeiro plano um "Morador de Rua".

4 comentários:

  1. Olha ali o Lula na terceira foto, kkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como você obteve a informação de que a Pensão São Geraldo foi a 1ª sede da Região Militar, sendo que consta do histórico da 4ª Região que a 1ª sede foi na antiga Escola Agrícola e depois no Mariano Procópio, ao lado do museu. Meu avô disse que quando ele serviu o Exército em JF ele tirava guarda onde era a Faculdade de Farmácia e Odontologia, na Rua Espírito Santo. Edith

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informação de H. Ferreira. Parece que no período que vc mencionou era "tiro de Guerra", mas caso queira conversar com ele sobre o assunto te envio o contato.

      Excluir
  3. ENCONTREI ISSO NA WIKIPEDIA - espero que ajude a esclarecer, embora eu não entenda nada de regiões militares! Abraço. "Em 16 de setembro de 1916, foi instalado, oficialmente, o QG na cidade de Juiz de Fora, inicialmente ocupando as instalações da antiga Escola Agrícola e, posteriormente, em 24 de maio de 1920, à Rua Mariano Procópio, nº. 1.180, cujas instalações haviam sido, no passado, moradia do Comendador Mariano Procópio Ferreira Lage e onde se hospedou a Família Real, em 1861."

    ResponderExcluir