As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

05 fevereiro 2014

Enchente, Santos Dumont, MG, em fevereiro de 1952 (foto autoria de Bastos Barreto).


19 comentários:

  1. Minha cidade, Santos Dumont-MG, na foto aparece a passarela á beira do rio da rua Antônio Ladeira para Rua Sérgio Neves. Gto - Esli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso aquela marca molhada na parede e a altura da agua amigo ???

      Excluir
    2. Poderiam fazer um nivelamento desta marca até o centro e colocar um marco com a marca da maior enchente da cidade

      Excluir
  2. Na 1º foto pode se ver aos fundos os chaminés da CBCC (Carbureto), hoje Dow Corning, ou seja, a casa destruída está no centro da cidade de Santos Dumont-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser fundos das casas da 13 de maio ali tinha fábricas de papel , macarrão é provável que ainda não tinha ponte sobre o rio antes

      Excluir
  3. Como havia dito nas fotos anteriores, com certeza, foi uma enchente que assolou Santos Dumont no passado.
    Cássio Moreno

    ResponderExcluir
  4. Sera que vcs tem,as fotos da grande enchente de 1983 ,do carnaval. ?

    ResponderExcluir
  5. Nao sei nem como comparar, qual foi a maior enchente que a cidade de Santos Dumont MG,sofreu,se e esse de 1952. Ou a mais atual. de 1983 que teve bastantes prejuízos.que foi na época do carnaval !!!

    ResponderExcluir
  6. Amigo,essa de 1983 teve morte registrada foi terrível. parecia cenario de fim do mundo asfaltos destruidos nem as escolas de samba pode sair !!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho as fotos dessa enchente de 1983 ,foi realmente umas das maiores que ja vi ouve 2 mortes,uma foi perto da rua da biquinha e a outra foi um rapaz que caiu num buraco na avenida getulio vargas onde a agua esta dando dois metros e meio !! Ele so foi encontrado na usina tres dias depois ! Essa realmente foi terrivell !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posta elas para nós faz parte da história de santos Dumont

      Excluir
  8. Caraca !!!! Foi terrivel mesmo! Moro em JF,na época fui passar carnaval em Santos Dumont,foi terrível,estava no bar avenida a agua subiu um metro e meio noo foi tudo rapido nao deu tempo pra nada e nem choveu tanto assim 1983 foi fodaaaa !!

    ResponderExcluir
  9. Pensei que não tinha registro desta enchente, nasci neste ano e meus pais moravam na rua 13 de Maio. Contavam que houve muito estrago.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou carioca e passei varios carnavais ai. Estava num predio em frente a fabrica de queijo perto da rua da Biquinha. A agua cobriu o telhado da fabrica. Passava tudo. Teve um fusca maluco que deu 10 voltas no quarteirao. O cara que morreu ouvi os gritos. Comecou a chover as 18.00 hs e so parou em torno de 05.00 hs

    ResponderExcluir
  11. Me preparei em determinado momento em pular da janela, pois pensei do predio cair. Chegou ao segundo andar. O primeiro foi pro espaco. Finado Geraldinho, contador, perdeu tudo. No inicio c ajuda de primos ainda retiramos cxs , mas em 15 min a agua tava no pesco. Meco 1.85. Dia seguinte sol a pino.

    ResponderExcluir
  12. Nesse dia a selecao olimpica ganhou da Argentina o Sul Americano no Mexico. Foi qdo estava vendo o jogo e pronto pra sair. Perdi ate uma namorada. Dia 03.02.1983. Merda infernal.

    ResponderExcluir
  13. Desabou um barraco do outro lado da linha do trem. Gritos. Mas ate hoje nao tem mais. Diferente daqui do Rio, que desaba a casa e no dia seguinte ja tem duas.

    ResponderExcluir