As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

01 março 2015

Golpe ou Revolução? A situação do Brasil está bem parecida com o ano de 1964. Será que os fatos irão se repetir? Do Guia Ilustrado de Juiz de Fora, março de 1964 (arquivo de Marcelo José Lemos).





revolucionário
re.vo.lu.ci.o.ná.rio
adj (revolução+ário) 1 Pertencente ou relativo à revolução. 2 Que provoca revolução ou lhe é favorável. 3 Que se revolucionou; revoltoso. sm 1 Partidário da revolução. 2 Aquele que toma parte numa revolução. 3 Aquele que propaga ideias novas. 4 Aquele que provoca revoluções. 5 Aquele que pretende uma nova ordem de coisas por meios violentos ou pela revolução. 6 Aquele que introduz novos processos numa arte, literatura, ciência ou indústria; inovador (Dicionários Michaelis).

A revolução é um movimento que surge no seio do povo, face sua insatisfação com o regime de governo em vigor. As causas são as mais controversas possíveis, como razões para deflagração de uma revolução. Entretanto, as causas mais facilmente identificáveis são a disputa pelo PODER e a insatisfação popular, face a opressão sofrida por questões econômicas, sociais, étnicas e de cunho religioso (http://www.dicionarioinformal.com.br).
A revolução está prestes a se iniciar....
Seria este o ano da revolução no Brasil?


5 comentários:

  1. A situação politica da época era bem caótica depois da renúncia de Jânio Quadros. De um lado o governo fortemente influenciado pela esquerda, em pleno período da Guerra Fria e muito próximo da Revolução Cubana e de outro lado uma oposição que tentava um golpe desde do segundo governo de Getúlio, que permanecia ativa e forte durante todo o governo JK tentando vários golpes. O espaço deixado por Jânio e a inabilidade politica de Jango levava o país a se transformar numa nova Cuba. O momento para o golpe era perfeito e foi precipitado pela maluquice do Mourão, deixando o Castelo Branco arrepiado com a precipitação dos acontecimentos. A solução era seguir em frente e colocar ordem no país. Num primeiro momento as intenções de Castello eram democráticas, mas se submeteu a pressão da linha dura militar e levou o país a uma violenta ditadura. Aos golpistas de plantão dos tempos atuais é bom lembrar que o contexto atual é completamente diferente daquela época e regime militar nunca foi solução para as mazelas do pais.

    ResponderExcluir
  2. Tive a infelicidade de assistir bem de perto o inicio deste golpe. Estudava no Colégio Estadual na Rua Mariano Procópio, hoje um prédio abandonado. A saída era pela Rua D Pedro, por onde também saiam os veículos do IV Esqd Rec Mec, cuja unidade militar cinco anos depois eu iria servir. Foi no dia 29 de março, depois das três da tarde que as tropas se formaram ao longo da Rua D Pedro e da Rua Mariano Procópio. Ônibus da Viação Unida que ficava por ali foram requisitados e abastecidos "na marra" nos postos Salgado e Unida. Lembro muito bem da cara de um recruta pretinho sentado no primeiro banco de um dos ônibus chorando copiosamente. Perguntei ao recruta o que estava acontecendo e ele ingenuamente respondeu "estamos indo para a guerra e estou com medo de morrer". Não tinha a menor consciência dos fatos. Ao chegar em casa o rádio já falava do golpe em andamento. Finalmente no dia primeiro de abril o golpe se consolidou. Começa a noite de 21 anos chamada de "Revolução" de 31 de março.

    ResponderExcluir
  3. Uma intervenção do Exército jamais acontecerá, não por vontade própria - do Exército -, mas, sim, por consequências da "vontade popular", que mantém esse governo e o alimenta. Infelizmente é a máxima q vale: "O povo tem o governo q merece."

    ResponderExcluir
  4. FALTA CRISTIANISMO!Os povos do terceiro mundo precisam de viver o cristianismo com muito mais energia,como estivesse respirando o ar.É um absurdo...impeachement nós temos que dar é no sistema brasileiro todo.Falta DEUS,JESUS CRISTO,EVANGELHO na TERRA.Depor presidente?Precisamos levar JESUS CRISTO,FRANCISCO DE ASSIS,GHANDI,mais á sério,tenha dó!!!

    ResponderExcluir
  5. Hoje, qdo não há mais a sombra do comunismo e o país nao se tornou uma "cuba", é fácil dizer que a revolução de 64 se tornou uma "violenta ditadura". Puro engano. Violentos eram os guerrilheiros que mataram, sequestraram e roubaram à época. A resposta seguiu conforme a violência por eles apresentada.
    Com relação ao golpe, que o PT tanto propala, esqueçam, não haverá. O que ocorrerá será a manifestação de um povo que está cansado de se ver surrupiado por meio de uma governante incompetente e criminosa, pois cometeu, sim, crime de responsabilidade, e será banida - ela e sua corriola - por isso.
    Detalhe: tudo legal (crime cometido conforme consta na Lei 1079/50) e constitucional (arts. 85 e 86).

    ResponderExcluir