As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

22 agosto 2020

Asilo de Mendigos, Av. Francisco Valadares, 2745 - Granjas Santo Antonio, Juiz de Fora, sem data (acervo de Júlio Sarchis).

O Abrigo Santa Helena foi fundado em 10 de outubro de 1915, por José Procópio Teixeira e Edgar Quinet de Andrade Santos, sob a denominação de Asilo de Mendigos de Juiz Fora. Hoje uma instituição civil e filantrópica que objetiva abrigar, sob regime de internamento, pessoas idosas carentes, independente de raça, cor, sexo ou religião, desde que se submetam ao seu regulamento interno, considerado de utilidade pública municipal, estadual e federal. 

8 comentários:

  1. Seria o Instituto João Emílio? Antes de ser orfanato, foi criado com o intuito de atender "indigentes".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO! O INSTITUTO PADRE JOÃO EMÍLIO é outro e consta em dois números na Avenida Barão do Rio Branco,3890 (quando da fundação) e, hoje, consta na Avenida Barão do Rio Branco, 4516 (seminário Santo Antônio). ("Em 1896, o Padre João Emílio Ferreira da Silva fundava, em Juiz de Fora, um asilo para atender idosos, mendigos e desamparados, a fim de proporcionar-lhes abrigo e sustento."). Vide artigo: https://arquidiocesejuizdefora.org.br/instituto-padre-joao-emilio/

      Excluir
    2. O Instituto Santa Helena foi fundado em 10 de outubro de 1915 com o nome de "Asilo de Mendigos" de Juiz de Fora, por José Procópio Teixeira e Edgard Quinet de Andrade Santos. As palavras "asilo" e "mendigos", com o tempo tornaram-se incômodas e até deprimentes. Simultaneamente com passar dos anos, as administrações anteriores entenderam com muita razão mudar de "Asilo de Mendigos" para "Abrigo Santa Helena", não temos a data exata de quando o foi realizada a troca para "Abrigo Santa Helena", mas nos registros mostram que em 1932 a mudança já teria sido realizada, e uns dos motivos especiais foi o de conservar o título inicial do projeto "Hospital Santa Helena" e também uma justa homenagem à "Sra. Maria Helena", esposa de um dos principais fundadores do Asilo o Dr. José Procópio Teixeira. O Instituto localiza-se no bairro Vila Ideal e a fotografia acima não é do Instituto Santa Helena. Quanto ao Asilo de Mendigos a que se refere a foto acima, Douglas Fazolato nos conta que "por iniciativa do padre João Emílio Ferreira da Silva, foi criada em 1890 a Associação Protetora da Pobreza. A proposta era fundar um asilo para os desprotegidos da fortuna e os que vagavam pelas ruas da cidade. Custódio da Silveira Tristão, casado com a sobrinha e herdeira do capitão Antônio Dias Tostes Júnior, doou o terreno onde começou a construção do asilo. No entanto, as obras foram paralisadas devido a um parecer contrário da Sociedade de Medicina e Cirurgia. Posteriormente foi dada a autorização para edificar o asilo no Alto dos Passos, em terreno doado por Gervásio Monteiro da Silva, recebendo mais tarde o nome de seu fundador. Em vez de acolher mendigos, funcionou como asilo de órfãs. Hoje é sede do Instituto João Emílio, que desde 1902 foi dirigido pelas irmãs do Bom Pastor, na Avenida Barão do Rio Branco 3890" e atualmente o Instituto João Emílio é administrado pela Arquidiocese Juiz de Fora. É importante observar que a foto acima referente à sede do Asilo de Mendigos corresponde na realidade ao prédio original do Seminário Santo Antônio, localizado na Avenida Rio Branco 4516, e que foi modificado com o decorrer dos anos. Portanto, ela não corresponde à sede do Instituto Santa Helena.

      Excluir
  2. Onde é(era) a sua localização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Av. Francisco Valadares, 2745 - Granjas Santo Antonio, Juiz de Fora. https://www.google.com.br/maps/@-21.778491,-43.3235678,3a,43.3y,42.19h,92.72t/data=!3m6!1e1!3m4!1snh84RIPn19auvJvaOF8M1w!2e0!7i13312!8i6656

      Excluir
  3. Abrigo Santa Helena - Vila Ideal. Conforme consta na descrição da foto.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de ter sido mendigo em 1915. Vejam a beleza arquitetônica do imóvel. Uma mansão! Fiquei sabendo que naquela época, para os moradores, tinha café da manhã, almoço, lanche e janta, com carne inclusive!!!

    ResponderExcluir
  5. O Instituto Santa Helena foi fundado em 10 de outubro de 1915 com o nome de "Asilo de Mendigos" de Juiz de Fora, por José Procópio Teixeira e Edgard Quinet de Andrade Santos. As palavras "asilo" e "mendigos", com o tempo tornaram-se incômodas e até deprimentes. Simultaneamente com passar dos anos, as administrações anteriores entenderam com muita razão mudar de "Asilo de Mendigos" para "Abrigo Santa Helena", não temos a data exata de quando o foi realizada a troca para "Abrigo Santa Helena", mas nos registros mostram que em 1932 a mudança já teria sido realizada, e uns dos motivos especiais foi o de conservar o título inicial do projeto "Hospital Santa Helena" e também uma justa homenagem à "Sra. Maria Helena", esposa de um dos principais fundadores do Asilo o Dr. José Procópio Teixeira. O Instituto localiza-se no bairro Vila Ideal e a fotografia acima não é do Instituto Santa Helena. Quanto ao Asilo de Mendigos a que se refere a foto acima, Douglas Fazolato nos conta que "por iniciativa do padre João Emílio Ferreira da Silva, foi criada em 1890 a Associação Protetora da Pobreza. A proposta era fundar um asilo para os desprotegidos da fortuna e os que vagavam pelas ruas da cidade. Custódio da Silveira Tristão, casado com a sobrinha e herdeira do capitão Antônio Dias Tostes Júnior, doou o terreno onde começou a construção do asilo. No entanto, as obras foram paralisadas devido a um parecer contrário da Sociedade de Medicina e Cirurgia. Posteriormente foi dada a autorização para edificar o asilo no Alto dos Passos, em terreno doado por Gervásio Monteiro da Silva, recebendo mais tarde o nome de seu fundador. Em vez de acolher mendigos, funcionou como asilo de órfãs. Hoje é sede do Instituto João Emílio, que desde 1902 foi dirigido pelas irmãs do Bom Pastor, na Avenida Barão do Rio Branco 3890" e atualmente o Instituto João Emílio é administrado pela Arquidiocese Juiz de Fora. É importante observar que a foto acima referente à sede do Asilo de Mendigos corresponde na realidade ao prédio original do Seminário Santo Antônio, localizado na Avenida Rio Branco 4516, e que foi modificado com o decorrer dos anos. Portanto, ela não corresponde à sede do Instituto Santa Helena.

    ResponderExcluir