As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

28 janeiro 2011

Colônia Dom Pedro II (arquivo de Bianca Barreto).

Nesta foto onde aparece umas casas em meio a uns morros é Juiz de Fora - MG, em 1872, época do Império, quando tinha o nome de Colônia Dom Pedro II, sendo que os moradores eram imigrantes alemães.

4 comentários:

  1. Marcelo, será o nome da cidade ou de parte dela? Sabe, o Município de Juiz de Fora, salvo engano meu, foi criado por volta de 1855.

    ResponderExcluir
  2. A colônia Dom Pedro é depois o Bairro de São Pedro e Cidade Alta. Colônia Alemã, área loteada pelo governo imperial brasileiro para acolher os "escravos brancos". Uma das colônias alemãs brasileiras, pouco lembrada, pois só falam das de Sta. Catarina, no Sul do País. Até alguns anos, havia uma festa no Bairro de Monte Castelo, entre remanescentes desta colônia alemã de Juiz de Fora e uma programa de rádio FM que se dedicava a assuntos idem. Várias famílias de JF trazem ainda nos nomes originais desta colônia: Bartels, Schimidt, Vinter, Krambeck, Shirlaw, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa a familia MERGEL, pioneiros convidados por mariano procopio. TEns informacao?

      Excluir
  3. Eles fazem eventos la na colonia. Veja ai http://www.culturalemajf.com.br/?acrba=vi_enc_com_alemas/encontro_comunidades

    ResponderExcluir