As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

10 janeiro 2012

Av. Rio Branco, desfile, 07 de setembro de 1971 (foto de autoria de Roberto Dornellas).


"Tornara tradição nas Paradas de 7 de Setembro, a revoada dos aviões do Aeroclube de Juiz de Fora, quando se permitia extra-oficialmente um vôo mais baixo. Numa delas, o general que comandava a 4a. Região Militar pediu ao presidente do Aeroclube para que os aviões fizessem bastante barulho sobre a Avenida Rio Branco. Ordem pedida, ordem dada! Que fazem os colegas Newton Loreto e João Francisco Valle? Pilotando dois PT-19, os jovens penetram na avenida em vôo rasante, mais baixo do que vários andares de edifícios, com as máquinas a pleno, causando enorme sensação aos que assistiam à Parada Militar e Estudantil. Muita gente abaixou a cabeça, com medo de ser atingida pelos aviões. (...) A proeza dos rapazes ficou na história e mereceu severa punição imposta pelo ACFJ e pelo Ministério da Aeronáutica, que tomara conhecimento da 'indisciplina' por denúncias comprovadas por fotos, inclusive mostradas na imprensa. Daí em diante, o Aeroclube se absteve em participar dos desfiles seguintes, o que foi vivamente sentido pela população da cidade, tão acostumada ao sobrevôo dos nossos aviões na Avenida Rio Branco em dia de festa cívica."
 Trecho tirado do livro "Os Meus 40 Anos de Aviação", do jornalista e piloto Adail de Oliveira. 

14 comentários:

  1. que foda... já li sobre essa história num livro do Adail de Oliveira sobre os anos dele de aviação, mas nunca vi imagens, valeu!

    ResponderExcluir
  2. Dr. Ricardo A. Salgueiro10 de janeiro de 2012 às 18:01

    Sobre a cabeça os aviões...(Década de 1960)!

    ResponderExcluir
  3. Caramba... que foto incrível, parece até que JF estava na Europa durante a Segunda Guerra!

    ResponderExcluir
  4. Lembranças de uma Juiz e Fora ainda com boa perspectiva de cidade aprasivel, hoje infelismente....................!

    ResponderExcluir
  5. Lembro-me bem deste dia! Fantástico, amei as fotos.

    ResponderExcluir
  6. não existe nada de bonito e sin de alto risco para os moradores dos prédios e as pessoas embaixo nas ruas,nada disto deve ser extimulado pois já sofremos tantas blits e fiscalizações fora a industria ilegal de multas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala a boca, idiota! o que blitz e industria de multas tem a ver com isso?

      Excluir
  7. Conheço Newton Loreto um ser humano de primeira classe.

    ResponderExcluir
  8. A Avenida Rio Branco já se mostra este simples e banal corredor de prédios semelhantes e feios.Os aviadores queriam arrebentá-los todos.

    ResponderExcluir
  9. "Sobre a cabeça os aviões, sob os meus pés demolições"

    ResponderExcluir
  10. Linda imagem! Tenho esse quadro na minha sala, sinto uma enorme emoção só em pensar na sensação de quem presenciou esse fantástico rasante! Ja ouvi dizer que várias vidraças se quebraram com o deslocamento de ar.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho a foto original meu tio eta piloto la tambem

    ResponderExcluir