As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

11 dezembro 2012

Morta a garrafadas. Rua Barão do Retiro? Em novembro de 1980 (foto autoria provável: Roberto Dornellas ou Jorge Couri).




Eu devo publicar fotos deste tipo? Vocês acham que chocam muito? Dê sua opinião em comentários!

47 comentários:

  1. eu acho q deveria colocar esse tipo de fotos sim, afinal, fazem parte da historia de jf...tenho mtas curiosidades sobre crimes que marcaram a historia da cidade..acho interessante sabermos desses crimes! Pode continuar postando fotos assim, não chocam tanto qnto a violência q a tv incita.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que sim, apesar de chocantes, contam parte da história de nossa cidade, me lembro de uma morte na praça Agassis, acho que nome era Fernando, era amigo da minha irmã, morreu esmagado por uma estátua, monumento, guando tentou segura-lo, pois o mesmo iria cair em cima de algumas crianças que brincavam no local, fiquei muito impressionado na época, tinha uns 12 anos.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo: Eu tenho a mesma opinião da Larissa e do João Lucas, ou seja, tudo que se diz respeito a Juiz de Fora deve ser postado no seu blog; o que é exibido nos programas de televisão são fatos muito mais chocantes e agressivos, e todas as reportagens são mostradas aos telespectadores com muita naturalidade. Angelo.

    ResponderExcluir
  4. Acho que não deveria, os juiz-de-foranos saudosos da terrinha sé quremos evocar boas lembranças.

    ResponderExcluir
  5. tem alguma foto dessa ocorrência na praça Agassis? O Monumento é o marco da Imigração Alemã, hoje na entrada do bairro Borboleta e está em processo de tombamento.
    Iverson

    ResponderExcluir
  6. eu acho q deveria colocar esse tipo de fotos sim, afinal, fazem parte da historia de jf...tenho mtas curiosidades sobre crimes que marcaram a historia da cidade..acho interessante sabermos desses crimes! Pode continuar postando fotos assim, não chocam tanto qnto a violência q a tv incita.

    [2]

    ResponderExcluir
  7. eu particularmente não gosto, mas você decide. Jose Augusto

    ResponderExcluir
  8. eu acho q deveria colocar esse tipo de fotos sim, afinal, fazem parte da historia de jf...tenho mtas curiosidades sobre crimes que marcaram a historia da cidade..acho interessante sabermos desses crimes! Pode continuar postando fotos assim, não chocam tanto qnto a violência q a tv incita.

    ResponderExcluir
  9. sao tao chocantes quanto programas sensacionalistas em horario nobre. entao nao vejo problema nesses posts. Um abraço, seu blog é show de bola!

    ResponderExcluir
  10. Acho desnecessário. Sempre que visito o site é por puro saudosismo. Talvez pudesse ter uma parte do site dedicado a casos policiais, já que tantos gostam, mas ficaria como um sub-menu e não na página principal.
    Vc deveria se manter fiel à sua motivação inicial, ao que te levou a criar este site que faz um tremendo sucesso e, acredito, te dê um baita trabalho. Parabéns uma vez mais!

    ResponderExcluir
  11. Marcelo Lemos: Sou professor e antes de tudo gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog. Estamos vivendo situações de violência cada vez mais intensas nas cidades, até mesmo em Juiz de Fora. Sendo assim, penso que o Maria do Resguardo deveria apenas ressaltar o lado bom da nossa cidade. Estou ao lado do Angelo, em sua casa, e ele me colocou em contato com o seu blog; por isso resolvi dar minha opinião. Você deveria colocar fotos da Ethereal e contar para nós a sua história ( como fez com o Bar Procopão )... ficou excelente! Outra sugestão seria uma foto sua com toda a equipe do Maria do Resguardo, para que possamos conhecê-los. No mais, só tenho que lhe agradecer pelo seu empenho. Felicidades. Luciano José Clarimundo.

    ResponderExcluir
  12. Em qualquer lugar no mundo em que vivemos, por menor que seja, sempre há violência ( não importa de que tipo ). A história de uma cidade não é contada apenas por bons momentos ou fatos serenos... antes fosse! Portanto, venho sugerir que qualquer informação a respeito de Juiz de Fora deve ser colocada no Maria do Resguardo, haja vista os horrores e absurdos que são mostrados na televisão. Parabéns pelo seu trabalho, Marcelo. Um abraço e um ótimo final de ano. Jeferson Almeida.

    ResponderExcluir
  13. Acho interessante a publicação de fotos e textos que revelem fatos ocorridos na cidade, uma vez que servem para estudos sobre a questão da violência e os índices de criminalidade. Na verdade, ficamos chocados com histórias desta natureza, entretanto, nos mostram quanto o ser humano ainda precisa evoluir para respeitar a vida.Sou jornalista e professora .Trabalho na Escola Municipal Manuel Bandeira e coordeno o Jornal Escolar.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que você deveria sim postar estes tipos de fotos, apesar de chocantes, elas mostram a história de Juiz de Fora que é muito importante para sua população.
    Pois também, todos sabem que no mundo em que vivemos não é só maravilhas, e também há coisas ruinhas que acontecem diariamente. E toda e qualquer lembrança, seja ruim ou boa é totalmente importante os Juizdeforanos que visitam seu blog vejam e observam, como era antigamente, sendo crimes, assaltos, namorados, ou ruas.
    E quero também parabeniza-la pela seu site, é incrível, são poucas pessoas que disponibilizam seu tempo para fazer a alegria e felicidade de outros. Abraços e continue assim!

    ResponderExcluir
  15. Se for pra publicar foto censurada então é melhor nem se dar ao trabalho...

    ResponderExcluir
  16. Você poderia ser mais objetivo, por favor! Qual é sua opinião?

    ResponderExcluir
  17. Oi, Marcelo! Apesar de chocantes, eu acho que todas as fotos dessa natureza devem ser mostradas aos visitantes do Maria do Resguardo, porque a violência está em todos os lugares, não adianta disfarçar. Um abraço para você e um beijo para a Brigida. Marcia Regina ( Angelo ).

    ResponderExcluir
  18. O Blog, como voce mesmo disse, é utilizado por criancas pra trabalhos escolares. Nao acredito que as fotos venham chocar as pessoas. Entretanto nao é necessario. A nao ser que voce crie uma parte no blog, com os fatos e fotos de locais de crimes. Tudo é possivel caso as pessoas queiram. Caso voce resolva a continuar a publica-las, que faca na integra, sem apagar o defunto. Abracos da Alemanha, Marcelo R.

    ResponderExcluir
  19. Prezado Marcelo: Como é possível saber se a pessoa que está na calçada foi morta a garrafadas? Não há nenhuma evidência que comprove o fato, certo? Um abraço. Prof. Luciano ( EMMB).

    ResponderExcluir
  20. Estamos analisando e em breve acabaremos com essa polêmica sobre crimes e mortes no M.R.

    ResponderExcluir
  21. Olá amigo Marcelo, acho interessante estas postagens de fatos marcantes na história de JF, porém, acharia PRUDENTE de sua parte, localizar(se possível) e solicitar autorização por parte dos familiares dos 'envolvidos' para publicá-las, evitando possíveis transtornos e difamação do blog. E acho também, que você deveria expô-las em um local específico do blog, como: 'Acidentes','tragédia', 'crimes' e etc!
    No mais, está excelente o trabalho.
    Forte abraço! Cássio Moreno

    ResponderExcluir
  22. Eu acho que publicar estas fotos com cadáveres no blog acaba por desvirtuar sua verdadeira intenção, que é a de mostrar fotos históricas.

    Apelar para conseguir maior número de visitantes?

    Quem quer ver fotos de cadáveres que procure o blog "Cabuloso".

    A não ser uma ou outra foto cuja inserção no blog esteja dentro de um contexto histórico, como exceção e não como regra, é que deve ser publicada.

    Fotos bucólicas e históricas de sítios, edificações e logradouros públicos não combinam com fotos de cadáveres.

    Espero que este blog mantenha o bom nível de sempre.

    ResponderExcluir
  23. Se o Maria do Resguardo foi criado com a intenção de mostrar a história de Juiz de Fora, principalmente o seu passado, tudo que diz respeito a nossa cidade deve ser publicado. Não há lugar no mundo onde não exista violência, haja vista o que é mostrado na televisão todos os dias da semana e, está cada vez pior. Você não acha?

    ResponderExcluir
  24. Concordo com você, anônimo das 17:40. Os programas de televisão mostram, diariamente, imagens chocantes de acidentes de trânsito, assaltos, homicídeos, sequestros, pilantragem e seguem outros mais, e a maioria dos telespectadores "adoram" esses assuntos. Em momento algum é avisado que tais notícias serão exibidas, certo? O Marcelo Lemos nunca obrigou ninguém a visitar seu blog; quem o faz é porque quer ou porque gosta de Juiz de Fora. Ele não precisa postar tais fotos para atrair mais gente; o sucesso do Maria do Resguardo já fala por si só. Veja você mesmo: são quase 400000 visitantes em um período de 3 anos! Em que mundo você vive? Talvez em "Xangrilá", do filme "Horizonte Perdido"???

    ResponderExcluir
  25. Anônimo de 17:58: crianças visitam este blog para pesquisa de imagens para trabalhos escolares. Do mesmo modo, pessoas idosas procuram este blog para relembrarem os tempos de juventude.

    Quem gosta de ver fotos de cadáveres encontrará no blog "Cabuloso" uma fonte de inspiração.

    Quem gosta de fotos bucólicas e antigas de Juiz de Fora e região deve procurar aqui no Maria do Resguardo.

    Espera-se que o nível do blog seja mantido, pois este sempre foi um blog de bom gosto, frequentado por pessoas educadas.

    Alguém já viu fotos de defuntos em revistas de arquitetura? É mais ou menos a mesma coisa........

    ResponderExcluir
  26. Você, além de idiota, é um alienado em relação ao tempo e ao mundo em que estamos vivendo. Apenas as pessoas "doentes" ou necrófilas visitam o blog que você citou ( Cabuloso ). Acidentes, crimes, assaltos, pilantragem, latrocínios, impunidades e outras "sacanagens" fazem parte da história de qualquer cidade deste país e do mundo. Postar fotos que mostram ou que mostraram fatos relacionados à violência em Juiz de Fora não abaixa o nível do Maria do Resguardo e também não tem nada a ver com o nível intelectual ou educacional de alguém. O blog do Marcelo é uma fonte de informações, sejam elas boas ou desagradáveis; quem o visita, o faz porque deseja. Se o visitante não quiser manter contato com tais fotografias basta evitá-las. Duvido que os pais proibem seus filhos de assistir aos programas exibidos nas redes de televisão... Programas que são agressivos, novelas idiotas, reportagens absurdas, violência a todo momento, bandidos que cometem crimes e estão andando por aí livremente, como pessoas normais... Eu acho que você nasceu e vive em Xangrilá e, às vezes, mantém contato com o mundo exterior. Acorda, cara!

    ResponderExcluir
  27. Olá! Morei em Juiz de Fora de março/93 até novembro/2002. Resolvi voltar para minha terra natal, São Luís-MA. Apesar de não ser nativo aprendi a amar a cidade. E encontrei o belíssimo trabalho realizado por este blog. Gostaria de parabenizar à equipe do blog e seus colaboradores por nos oferecer uma deliciosa viagem ao passado, para mim até então desconhecido de JF. Muito legal ver como eram e como estão os vários pontos da cidade, conhecer um pouco mais da história da cidade e seus personagens, ilustres ou anônimos. Parabéns mesmo!!!!!! Apenas como sugestão: fotos com cadáveres poderiam ter uma "máscara" virtual.
    Grato

    ResponderExcluir
  28. "Acidentes, crimes, assaltos, pilantragem, latrocínios, impunidades e outras "sacanagens" fazem parte da história de qualquer cidade deste país e do mundo."

    Só se for do seu mundo!

    Aliás, pela forma como escreve, parece mesmo que o pessoal que recebeu indulto de Natal no CERESP está frequentando lan house......

    Espero que o administrador do blog tenha o bom senso de manter este um blog familiar e educativo, sem baixarias, como tem sido até agora!

    ResponderExcluir
  29. Você vive em outro mundo? Os políticos que regem sua vida são diferentes? Os " Datenas " da televisão que você assiste só trazem notícias boas? Os jornais expostos nas bancas apenas publicam " historinhas para crianças "? Se o pessoal que recebeu indulto de Natal, o que é um absurdo, está frequentando " lan houses " provavelmente deve estar tendo contato com o blog citado por você: Cabuloso ( criado para atender os insanos e também os necrófilos ). Pessoas educadas, de nível e que apreciam e curtem momentos nostálgicos visitam o Maria do Resguardo; o Marcelo é tão educado e cuidadoso que ainda pergunta se fotos relacionadas à violência devem ser postadas no seu blog... você já viu isso em algum lugar? " Acidentes, crimes, assaltos, pilantragem, latrocínio, impunidades e outras "sacanagens" começam a serem exibidas nas redes de televisão ainda durante o dia, sete dias por semana. Ontem mesmo foi anunciado na Globo News que o Brasil é o primeiro no mundo em consumo de crack e o segundo em consumo de cocaína... O que mais foi comentado e mostrado na televisão após o Natal foram as mortes e acidentes por causa de motivos fúteis e por excesso de bebida. E você está preocupado por causa de uma foto que aconteceu há mais de 20 anos? Veja as pessoas que estão observando a morta: um bando de idiotas que parece estar apreciando um carro novo... inclusive várias crianças ( algumas até estão sorrindo )... e o policial... prostrado em sua viatura sem nada fazer para evitar que a cena acabasse por ali. Volto a dizer: quem não deseja manter contato com tais fotografias, basta evitá-las; é só ir em "marcadores" e escolher aquilo que deseja ver e/ou pesquisar. Desculpe-me tê-lo chamado de idiota... na verdade você é um imbecil!

    ResponderExcluir
  30. Eu concordo totalmente com suas palavras ( Anônimo das 17:41 ). Você apenas cometeu um errinho: a foto que está causando tanto alarde tem mais de 30 anos! Hoje mesmo fiquei enojado de assistir a tanas reportagens ( algumas ao vivo ) sobre mortes, assassinatos, roubos, assaltos, corrupção nas redes de televisão em plena tarde, e aí aparece esse ET para censurar o blog do Marcelo... De repente a pessoa que está na calçada é parente dele ( ou dela )... Quem sabe!!!

    ResponderExcluir
  31. Às vezes, ele(ou ela) poderia ser uma daquelas pessoas idiotas que estavam no local do crime... Tudo é possível... Vivemos no Brasil!

    ResponderExcluir
  32. Anônimo (27/12/12, 12:41): Você está se tornando inconveniente e ridículo. Você não assiste televisão? Não lê jornais? Como alguém que está vivendo no Brasil, em pleno século XXI, faz esses tipos de comentários??? Ou você é um total alienado da realidade, ou é um santo ou, como já disseram, é um ET!

    ResponderExcluir
  33. Prezado anônimo: Sou professora e gostaria de lhe fazer uma pergunta: Se você tivesse um filho em idade escolar e seu professor lhe pedisse um trabalho ilustrado sobre a violência em Juiz de Fora, qual seria uma das melhores fontes para ele executar essa tarefa? Você não acha que está exagerando? Você o proibiria de fazer a tarefa escolar? Você o proibiria de assistir televisão? Você o proibiria de ler jornais? Você o proibiria de visitar "sites" na internet? Mesmo que o fizesse, ele encontraria uma maneira de manter contato com a nossa realidade. Sou mãe, tenho duas filhas adolescentes e sei o quanto é difícil educar nossos filhos nos dias de hoje. Pense bem. Feliz 2013.

    ResponderExcluir
  34. Cara professora: eu acho que você está perdendo o seu tempo. Aproveite suas férias com suas filhas e ignore esse sujeito. Valmir.

    ResponderExcluir
  35. Você já viu algum lugar que mais divulga cenas e notícias de violência do que a televisão? Você conhece algum veículo de comunicação que seja mais familiar do que a televisão? Antes de você "vomitar" asneiras, pense bem antes... Reze e peça a Deus para te iluminar; desejo-lhe um final de ano tranquilo e que 2013 seja ainda melhor. Ted Mariano.

    ResponderExcluir
  36. Deveria postar sim, principalmente de acidentes ocorridos nestas épocas, para que as atuais gerações vejam o quanto a impridência pode ser fatal.

    ResponderExcluir
  37. Violencia sempre existiu e existirá, infelizmente. Desde que as fotos estajam com alguma tarja ou com algum efeito para amenizar o choque, acho válido postar sim!

    ResponderExcluir
  38. Boa noite. Falei com o pessoal aqui do Bairro. Os mais velhos disseram que essa briga se deu por causa de uma abóbora. Começou no beco da Geni e a mulher foi atingida por um copo quebrado que a degolou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia me dizer a localidade certa do beco da Geni e se a rua é mesmo a citada no índice?

      Excluir
  39. Não me parece mais chocante que as fotos e cenas que todos os dias estampam nossos noticiários. Até porque o seu blog tem conteúdo essencialmente histórico, então é assim que eu vejo.

    ResponderExcluir
  40. Parabéns e estou impressionado com a qualidade do seu trabalho. Fotos bem postadas, com o "antes" e o "depois", denotando um profissionalismo e qualidade impecáveis. Não sou de JF, embora tenha a certeza de q eu e minha família estabeleceremos residência nesta cidade. Ver o conteúdo de seu blog - sem ao menos conhecer a situação atual da cidade - nos dá uma alegria imensa. Poste fotos como esta sem maiores prob. Ainda q seu blog seja acessado por estudantes, estes não se deparam com nd diferente do q é a realidade hj, infelizmente. Sugiro somente - conforme dito anteriormente - q haja um espaço apropriado para elas, pois é mais prudente. Gde abs e Deus abençoe ainda mais o seu trabalho. Eliézer Pessanha

    ResponderExcluir
  41. Parabéns e estou impressionado com a qualidade do seu trabalho. Fotos bem postadas, com o "antes" e o "depois", denotando um profissionalismo e qualidade impecáveis. Não sou de JF, embora tenha a certeza de q eu e minha família estabeleceremos residência nesta cidade. Ver o conteúdo de seu blog - sem ao menos conhecer a situação atual da cidade - nos dá uma alegria imensa. Poste fotos como esta sem maiores prob. Ainda q seu blog seja acessado por estudantes, estes não se deparam com nd diferente do q é a realidade hj, infelizmente. Sugiro somente - conforme dito anteriormente - q haja um espaço apropriado para elas, pois é mais prudente. Gde abs e Deus abençoe ainda mais o seu trabalho. Eliézer Pessanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elyezer, obrigado pelos elogios e sugestões. Seja bem vindo ao blog e a cidade.

      Excluir
  42. Marcelo, faço minhas as palavras de Elyezer Pessanha! De fato, você deveria colocar fotos de acidentes, crimes (fatos que possam chocar em "espaço apropriado")!... Abraço.

    ResponderExcluir