As fotos deste Blog são de mérito de quem as tirou. O crédito mencionado a cada foto é de quem possui cópias ou até mesmo as originais.

17 abril 2013

Local? Governo Itamar Franco, década de 1960 ou 1970 (foto autoria de Roberto Dornellas).


14 comentários:

  1. Tu vai me matar do coração, parece que foi ontem que minha avó preparava lanches para os operarios. Lembrando que a rua se chamava 5 de Julho so depois virou avenida Independencia

    ResponderExcluir
  2. Final da década de 60. Construção da atual Av. Independência, ou seja, Av. Itamar Franco. Na época, como disse o Francisco Leonel, ela foi inaugurada com o nome de Av. 5 de Julho ( ou Rua 5 de Julho ), não tenho certeza. Altair da Costa.

    ResponderExcluir
  3. Mas como isso era a antiga Independência? Com um muro e um riozinho cortando a estrada...

    ResponderExcluir
  4. O riozinho é o Córrego Independência que corre por sob a atual avenida.

    ResponderExcluir
  5. Na natureza nada se cria, nada se perde... tudo se transforma. Você conhece alguém ou alguma coisa que permanece o mesmo sem nenhuma modificação com o passar do tempo?

    ResponderExcluir
  6. Não se trata da canalização do córrego Independência, pois este corre em um canal totalmente fechado. Além disso, a canalização do Independência nunca teve um guarda-corpo como aquele que se vê acima da parede de concreto. O córrego da foto parece ser o de Santa Luzia, no bairro que nesta época aí ainda era conhecido como Cachoeirinha. Nas margens do mesmo, surgiu a Avenida Santa Luzia.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o último comentário de que não se trata do córrego "Indepêndencia". Não reconheço na foto, o corte do morro ao fundo. Alí deveriamos ver um morro inclinado em direção ao atual viaduto que conduz à Universsidade e o que se vê é um córrego seguindo um relevo plano e o morro surgindo abruptamente. Seguindo o córrego da imagem, ve-se uma casa ao fundo, parecendo que ele vira à esquerda.
    Além do mais, o local onde ocorre a obra está muito desabitado. Ali já existiam muitas casas ( rua Passarela, Mamoré, Tietê...). A sua canalização e a conclusão da av. Independência deu-se em 1976 e comparando com outras fotos ja divulgadas pelo blog sobre o mesmo assunto, observamos que as máquinas (guindastes e caminhões) usadas nos anos 70 são outras (maiores), aparentando "mais modernidade".

    ResponderExcluir
  8. O local da foto não é a Av. Independência, com certeza. Parece ser realmente em Santa Luzia, provavelmente a atual Rua Ibitiguaia. Heitor Gomide.

    ResponderExcluir
  9. A foto me faz lembrar o caminho principal que dá acesso ao Bairro Linhares, e o córrego que se pode ver seria o famoso Córrego do Yung. Lígia Soares.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza o local que a foto mostra não é em São Mateus. Pode ser, sim, em Santa Luzia ou até mesmo nas proximidades do Bairro Linhares. As observações feitas pelo Hugo Ribeiro e o anônimo anterior a ele fazem sentido e eu também estou de acordo. Deusdeth Queirós.

    ResponderExcluir
  11. Prezados Francisco Leonel e Altair da Costa: O local que está sendo mostrado na foto não é a Av. Independência. O Hugo Ribeiro, na minha opinião, está correto. Nadir Gomes.

    ResponderExcluir
  12. Marcelo Lemos: Qual é a sua opinião a respeito da fotografia?

    ResponderExcluir
  13. Prezado Marcelo José Lemos,
    Na foto é possível ver ao fundo uma placa da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, o máximo de ampliação que consegui no meu micro.
    Veja na foto original se é possível ver com lente os demais dizeres da referida placa, e teremos a informação do local.

    Meu palpite é que seja em Santa Luzia, mas neste caso a foto seria bem mais antiga que a década de 60. Pois já havia muitas casas na avenida que veio a ser constituída durante os trabalhos de canalização do córrego daquele bairro. Outro aspecto que me faz palpitar por Santa Luzia é o tipo de ponta de concreto acima do muro, bastante semelhante ao que se vê em Santa Luzia. Mas é palpite, temos que conferir.

    ResponderExcluir